Homenagem aos 80 anos de Zé Cotta, de Prudente de Morais

Filhos e amigos de José Raimundo de Almeida prestam homenagem por seu aniversário em 1º de maio

Zé Cotta sempre de bem com a vida.

Sob o título “CARTA A UM PAI”, os filhos e amigos de José Raimundo de Almeida, escreveram um belo e emocionante artigo em homenagem aos seus 80 anos, celebrados no próximo 1º de maio:

Zé Cotta com a família. Fotos: Acervo Pessoal

CARTA A UM PAI

“Nascido em 01/05/1944, em Santa Cruz do Escalvado, na época distrito de Ponte Nova/MG, José Raimundo de Almeida, definitivamente já nasceu predestinado a criar uma história, emocionante e revolucionária.
Abandonado, aos 07 anos, criado nas ruas, precisou sobreviver. Sim, e daí então a saga dessa linda história se inicia.

O pequeno “fugitivo” esbarrou – fugindo do que acreditava ser ameaça – em sua, nova e amada terra: Prudente de Morais. Ali então renascia o agora conhecido José Cotta.
Trabalhando em fazendas e diversas outras áreas, realizava tarefas em troca de um local para dormir e comer. Aprendeu com a dor a ter amor em tudo que realizava. Abraçava como oportunidade única. Mesmo distante do seio familiar, mas sempre saudoso, decidiu então, levar a vida com alegria para esquecer o sofrimento. E assim o fez brilhantemente. Com ajuda de amigos, muitos, inúmeros, denominados por ele, como anjos. Estes quem ajudaram projetar esse homem o qual se transformaria.
Aos 16 anos iniciou os estudos – uma nova porta, mesmo naquela época já vislumbrava ser um caminho para se aproximar, de vez, a um lugar melhor.

Fincava sua permanência na cidade que construiu e solidificou seus laços, nos armazéns, nos bares, na rua, nas noites boêmias, nos campos de futebol, nos seios das famílias acolhedoras e do ar que enfim, pôde respirar.

Craque do Sertanejo Futebol Clube, é o terceiro, a partir da esquerda, com a bola na mão

Não demorou muito, foi eleito vereador, por 2 mandatos, de 1973 a 1977 e de 1977 a 1983. E nesse meio tempo, trabalhando na EMBRAPA, encontra o amor de sua vida, Helena. E então o grande homem pode criar a sua própria família: 03 filhos, 04 netos e um sorriso no rosto, ao falar de cada um com orgulho.

Esse Pai nos ensinou gostar de boas músicas, dançar até o sol nascer, respeitar o próximo, ser bondoso com todos, amar a natureza e mesmo apanhando tanto da vida, preferiu o diálogo, nos ouvir e deixar cada um de nós seguirmos os caminhos escolhidos, tal qual fizera… No entanto, faz questão de dizer: “estou aqui. Precisa de alguma coisa? Você está bem?” – algumas dessas frases marcantes, dentre tantas outras, que nos prende ao seu sorriso e a sua simplicidade.

Presença marcante nas festas folclóricas e religiosas de Prudente de Morais e região

Sim, não desejou o luxo, não desejou TER, preferiu SER aos olhos da sociedade, aquele que ri de si mesmo. Olhar pra frente novamente, e seguir!
Pai, essa leveza e o poder do perdão a tudo e a todos os acontecimentos, lhe fazem ser esse ser humano de inesgotável fonte de admiração e que temos muito o que aprender.
Mas e o que o deixa feliz? – estar rodeado da família e com os amigos. Ah! Isso não tem preço.
Pai, você sempre esteve certo. Precisamos de muito pouco para viver!
Um Brinde aos seus 80 maravilhosos anos bem vividos.
Te Amamos.”