terça-feira, 25 de junho de 2024

Hoje tem teatro gratuito no Preqaria!

Teatro Preqaria apresenta encerramento do Curso de Iniciação Teatral – Oficina Naturarte TecnoSulfur com duas cenas inéditas: Nova Onda do Verão e Interior do Interior.

Imagem: divulgação

Nesta quinta-feira (30), às 19h, o Curso de Iniciação Teatral – Oficina Naturarte Tecnosulfur realizará a apresentação de um ensaio aberto gratuito no Centro Cultural Nacional Teatro Preqaria. Serão duas cenas de aproximadamente 30 minutos cada.

A primeira, “Nova Onda do Verão”, mostra quatro amigos radicalmente diferentes, que trabalham na mesma fábrica, lidando com a importância da Segurança do Trabalho, enquanto aprendem a lidar com as diferenças, trabalhar a empatia e ajudar uns aos outros em situações difíceis.

A segunda cena, “Interior do Interior” retrata as peripécias dos moradores de uma cidade de 5 mil habitantes que preparam a Festa do Padroeiro enquanto lidam com a falta d’água que interfere nos afazeres domésticos.

A Oficina Naturarte é uma parceria entre a TecnoSulfur e a Escola Livre de Artes da Preqaria Cia de Teatro. Durante 5 meses, com três encontros semanais, foram oferecidas aulas integradas de improvisação, interpretação, expressão corporal e vocal. As aulas foram ministradas por João Valadares, Mestre em Teatro pela UFMG, formado no Curso Técnico de Ator do Palácio das Artes e um dos fundadores da Preqaria Cia de Teatro há 18 anos. João Valadares tem experiência como professor da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, Professor Substituto de Artes Cênicas na UFMG e professor de Interpretação do Centro de Teatro Musical, além de ser fundador da Escola Livre de Artes de Sete Lagoas.

Na montagem das cenas, os estudantes vivenciaram a experiência de uma produção profissional com dramaturgia própria, criação de cenários e figurinos, iluminação cênica e escolhas de linguagens. A entrada é gratuita, com senhas distribuídas uma hora antes, sujeita à lotação do espaço. O Centro Cultural Nacional Teatro Preqaria está localizado na Rua Aleixo Lanza, 41, Canaã, Sete Lagoas.