HNSG propõe reflexões sobre a Saúde Global e dá dicas para melhorar qualidade de vida

Profissional do setor de Qualidade do HNSG destaca os principais passos para uma vida saudável e longeva. 

Com foco no Dia Mundial da Saúde que foi celebrado no último domingo (7), a enfermeira Pricila Galdiere dos Santos Pereira, uma voz respeitada no Setor de Qualidade/DRG, do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), oferece insights valiosos sobre os cuidados essenciais para uma vida saudável e equilibrada. Em uma entrevista exclusiva, ela compartilha diversos aspectos da saúde, desde a prevenção de doenças até os cuidados com a saúde mental.

“Nossa saúde é nosso bem mais precioso, e cuidar dela é fundamental para uma vida plena e feliz”, enfatiza Pricila. Com décadas de experiência no campo da saúde, sua dedicação em promover o bem-estar da comunidade é evidente.

“Manter uma vida equilibrada e saudável é importante em todas as fases da vida para evitar não só a má alimentação, mas também uma gama de doenças crônicas, entre elas diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer. Desta forma, é preciso adotar práticas que promovam o nosso bem bem-estar físico, mental e emocional. Uma vida equilibrada e saudável traz mais alegria, disposição e vontade de viver. Isso começa com o autoconhecimento e o autocuidado, pois saúde é prevenção. Saber como cuidar mais e melhor de sua saúde é importante na busca por mais qualidade de vida e longevidade”, orienta a enfermeira.

Impacto da Saúde Mental na qualidade de vida

Pricila destaca que “a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Existe uma conexão direta entre saúde mental e qualidade de vida. Os hábitos e cuidados que uma pessoa cultiva no seu dia a dia podem impactar de forma positiva, ou negativa, em sua saúde física. Quando há desequilíbrio, por qualquer motivo que seja, a qualidade de vida tende a piorar”.

A enfermeira explica também que “várias atitudes podem prejudicar a saúde mental e a qualidade de vida de uma pessoa, tais como: estresse, ansiedade, nervosismo, pessimismo. É preciso ficar atento aos sinais para identificar quais são esses comportamentos, tratar a sua causa raiz e aliviar os sintomas físicos e emocionais. O equilíbrio da saúde física, mental e social é fundamental para garantir não só a saúde, mas também bem-estar, satisfação e realização pessoal”.

Prevenção: a chave para uma vida longa e saudável

O HNSG reforça que a prevenção é a melhor forma de tratar grande parte das doenças. “Muitas pessoas ainda são resistentes quando o assunto é tratar da saúde, evitando consultas médicas e exames periódicos. A realização do check-up, ou exames periódicos, possibilita a detecção precoce de doenças ainda no início, principalmente aquelas que não apresentam sintomas ou que só são percebidas em fase avançada, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Dessa forma, é fundamental que o acompanhamento médico e os exames periódicos sejam realizados anualmente”, analisa a instituição.

“Os principais exames anuais são: exame de sangue (hemograma, colesterol, triglicérides, glicemia), função hepática (TGO, TGP), função renal (creatinina, uréia), dosagem hormônios tireóide (T3, T4, TSH), exame de fezes e urina, eletrocardiograma, avaliação ergométrica, ultrassom de tireoide. Nas mulheres ainda temos o exame de Papanicolau, ultrassom das mamas, mamografia, ultrassom transvaginal; e nos homens dosagem PSA, testosterona e exame de próstata”, afirma a enfermeira que completa dizendo que a partir de 50 anos é bom incluir exame de fundo de olho, densitometria óssea e pesquisa de sangue oculto nas fezes. Outros exames podem ser solicitados para rastreamento de diagnóstico.

Dicas para uma uma vida saudável e longeva:

Infância e Adolescência

– Estabelecer hábitos alimentares saudáveis desde cedo.

– Manter a prática regular de atividades físicas.

– Realizar consultas médicas e vacinações conforme o calendário recomendado.

Idade Adulta

– Priorizar uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

– Praticar exercícios físicos regularmente para manter a saúde cardiovascular.

– Realizar check-ups anuais para prevenção e detecção precoce de doenças.

Terceira Idade

– Monitorar a saúde regularmente, incluindo exames específicos para a faixa etária.

– Manter-se ativo física e mentalmente para promover o bem-estar geral.

– Buscar apoio profissional para lidar com desafios específicos da idade avançada.

Vacinação

– Manter o calendário vacinal em dia para prevenir doenças evitáveis.

– Priorizar a vacinação contra doenças como poliomielite, sarampo e meningite.

Dengue

– Eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para prevenir a propagação da doença.

– Reconhecer os sinais de alerta da dengue e buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas graves.

COVID-19

– Seguir as orientações de higiene e distanciamento social para prevenir a propagação do vírus.

– Estar atento aos sintomas da COVID-19 e procurar assistência médica quando necessário.

Mensagem final

“Nosso corpo é nosso templo, e devemos cuidar dele com amor e dedicação. Que o Dia Mundial da Saúde nos lembre da importância de priorizar nosso bem-estar em todas as áreas da vida. Que possamos cultivar hábitos saudáveis, cuidar da nossa saúde mental e física, e buscar apoio sempre que necessário. Juntos, podemos construir um futuro mais saudável e vibrante para todos”, finaliza Pricila Galdiere.