por Henrique Burd
Nos dias 4 e 5 de novembro, tive a honra e o prazer de participar da Convenção Anual de Federação Italiana de Cozinheiros, a maior Federação de Cozinheiros do Mundo, da qual orgulhosamente sou membro, tendo minha cozinha certificada já há seis anos.
O evento se realizou em Tiradentes, a maravilhosa cidade de Minas Gerais, que nos recebeu com todo o carinho e aconchego, tradicional da nossa terra.
Mais de 300 Chefs participaram do evento, realizado na Pousada Pequena Tiradentes tendo como tema a União dos Sabores da Basilicata com os Aromas de Minas Gerais.
Foram dois dias muito intensos de programação quando participei, junto com alguns colegas e algumas das mais importantes figuras de nossa gastronomia, da preparação de refeições para quase 600 pessoas, num festival de aromas e sabores bem representativos de nossa cultura e gastronomia.
A cada dia, tivemos a cozinha capitaneada por profissionais de destaque em nossa deliciosa culinária e na Federação.
Na segunda, dia 4 de novembro, as receitas foram da maravilhosa Elzinha Nunes, que nos brindou com preparações como a Costelinha com Ora Pro Nobis, o Tutu, uma farofa simplesmente deliciosa, Copa Lombo com abacaxi caramelizado e, não poderia faltar, o Frango com Quiabo, emblemático de nossa cozinha.
Para arrematar, ainda tivemos as sobremesas que envolveram uma bela amostra do que sabemos fazer de melhor.
À noite, tivemos o Jantar de Gala, comandado pelo presidente da Federação Italiana a nível mundial, Chef Rocco Pozzulo, que nos trouxe preparações tipicamente italianas, num verdadeiro festival de aromas e sabores, em uma confraternização ímpar.
Tivemos frios e queijos de entrada, ornados por pães italianos e um azeite sensacional, pratos italianos com ingredientes brasileiros, numa harmonia única entre técnicas e sabores e uma deliciosa sobremesa, oferecida pela Chef Lucia Capelletti, acompanhada por um magnifico sorvete produzido pela Chef Pollyana da Cucineritas.
No dia 5, o prazer foi de degustar pratos da maravilhosa cozinha de Cidinha Santiago, com pratos como Feijoada, Frango com Ora Pro Nobis e torresmos, além do porco no rolete, comandado pelo grande Chef Adan Garcia, um especialista no assunto.
À noite, para fechar com chave de ouro, foi a vez da comida italiana de rua, apresentada pelo Chef Roberto Ravioli, trazendo desde Pizzas e Cannolis até sanduiches de pão italiano recheados. Uma delícia.
Em todos os dias, ainda tivemos o prazer de “degustar” apresentações de grupos musicais como o Quarteto JAZZ e o Grupo É choro Uai.
Já estamos na expectativa para a Convenção de 2025 que deverá acontecer em Foz do Iguaçu.
Até lá!!