quarta-feira, 17 de abril de 2024

Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário Serra dos Maias completa 110 anos 

A Guarda de Nossa Senhora do Rosário Serra dos Maias, de Inhaúma, está em festa. Acaba de completar 110 anos de fundação e mantém a tradição de promover atividades culturais e folclóricas que ampare e preserve o congado na região.

A Guarda está situada na Capela dos Maias, em Inhaúma (MG)

A Capela de Nossa Senhora do Rosário, onde fica o grupo de congado,  foi construída por escravos devotos de Nossa Senhora do Rosário. A guarda foi fundada em 7 de outubro de 1913 por Gercino Dias de Oliveira e.Justalino Pereira Tavares, tendo como madrinha da guarda Percila Cândida Pereira.

O atual presidente da Guarda é Guilherme Pereira Reginaldo e atualmente conta com 44 participantes divididos entre crianças, jovens, adultos e idosos, sendo a maior parte da própria comunidade dos Maias e também de Sete Lagoas. 

O corpo do congo é formado pela Alferes de bandeira, essa encarregada de levar a bandeira da Guarda com a estampa de Nossa Senhora do Rosário, seguidos do Capitão Regente, Primeiro Capitão e Segundo Capitão. Esses, têm por obrigação comandar os cânticos, orações e embaixadas, além de responder os cânticos tirados pelo capitão os caixeiros que ditam o ritmo. Tem os dançantes e também os Capitães Guarda – Coroa zelam pelos Reis e Rainhas da Guarda. 

“Atualmente a guarda vem se empenhado para aderir mais jovens, para não deixar acabar essa belíssima tradição. Os desafios são muitos, pois os jovens não demonstram interesse, mas seguimos firmes e não desistimos por quaisquer obstáculos. Geralmente esses aprendizados do congado e passado de avô para pai e de pai para filho uma herança de família, assim as histórias e livros nunca serão esquecidos”, afirmou o presidente Guilherme Pereira.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3