Gruta do Baú recebe oficina para discutir plano de manejo espeleológico

A Gruta do Baú, localizada em Pedro Leopoldo, sediará, no dia 8 de novembro, uma oficina voltada para a implementação do Plano de Manejo Espeleológico (PME). Com entrada franca, o evento será realizado na Fazenda Gruta do Baú, das 8h às 16h30, e tem como objetivo discutir as diretrizes de conservação e uso sustentável da gruta e seu entorno.

O evento contará com uma programação completa, abordando temas essenciais para o manejo da gruta. As atividades começam com uma apresentação da equipe do PME, seguida por palestras de especialistas como José Celso, que conduzirá a introdução aos trabalhos na Gruta do Baú. A partir das 8h30, os participantes poderão acompanhar apresentações sobre a situação atual da gruta, delimitação de trilhas, além de estudos sobre geologia, geomorfologia e hidrologia.

Outros tópicos a serem discutidos incluem paleontologia, microclimatologia, salvamento e resgate, arqueologia e mapeamento temático. Durante a tarde, a oficina abordará temas como zoneamento espeleológico e programas de gestão e manejo, incluindo a capacidade de carga da gruta, conservação, normas de uso e propostas de educação ambiental.

A oficina ainda prevê debates para a definição de normas de uso da gruta e a criação de um projeto conceitual de infraestrutura para situações emergenciais. O encerramento está previsto para as 16h30, e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro.

Serviço:

Data: 8 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 8h às 16h30

Local: Fazenda Gruta do Baú (Restaurante), Pedro Leopoldo – MG

Entrada: Gratuita (com confirmação de presença até 6 de novembro)

A oficina representa uma oportunidade para unir especialistas e interessados na preservação do patrimônio espeleológico da Gruta do Baú, promovendo o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente.