Neste sábado, 7 de setembro, o Grito dos Excluídos realizará um ato na Praça da Bíblia, localizada na Avenida Antônio Olinto, bairro Boa Vista. A programação começará às 9h30 com a concentração dos participantes, seguida por uma oficina de confecção de cartazes às 10h. O ato público terá início às 10h30, e o evento será encerrado às 11h30.
Histórico do Grito dos Excluídos
O Grito dos Excluídos surgiu após a 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1993 e 1994. O evento foi criado para dar continuidade às discussões e ao tema da semana, “Brasil, alternativas e protagonistas”, inspirado pela Campanha da Fraternidade de 1995, que abordou “Fraternidade e Excluídos” com o lema “Eras tu, Senhor?”.
Por que no dia 7 de setembro?
O Grito dos Excluídos visa dar voz aos gritos silenciados e ocultos das camadas marginalizadas da sociedade, revelando os problemas que muitas vezes são ignorados pelos governos e autoridades. A escolha do dia 7 de setembro, Dia da Independência, é uma forma de fazer um contraponto ao Grito da Independência de 1822, promovendo uma reflexão sobre a soberania nacional e incentivando uma cidadania ativa e participativa.