Feconex 2024 conecta o meio acadêmico com o mercado de trabalho no primeiro Job Fair

A Feira da Conexão entre o Agro, Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas – Feconex 2024 ofereceu uma valiosa oportunidade para alunos de cursos técnicos e superiores ao promover a Job Fair, realizada no auditório do Grupo Uai.

O Job fair contou com a participação de 70 candidatos, oriundos da Escola Técnica de Sete Lagoas, Faculdade UNA, Senac e Senai, todos prontos para ingressar no mercado de trabalho. Fotos: Tio Brother/Feconex



Durante o evento, cada empresa participante teve a chance de apresentar-se em uma sessão de 10 minutos para despertar o interesse dos estudantes, que depois tiveram um tempo determinado para se apresentar, individualmente, proporcionando aos candidatos a possibilidade de se destacarem ao falar sobre suas habilidades e entregar seus currículos para futuras contratações.

As empresas âncoras que receberam os currículos foram o Iveco Group, Maxion Montick, Multitécnica, Sodecia e Streparava. O evento contou com a participação de 70 candidatos, oriundos da Escola Técnica de Sete Lagoas, Faculdade UNA, Senac e Senai, todos prontos para ingressar no mercado de trabalho. A avaliação geral do evento foi bastante positiva, destacando o sucesso da interação entre estudantes e empregadores.



Para Thaís Nicoli, pedagoga do Senai, o Job Fair foi uma oportunidade grandiosa para os alunos da instituição, onde eles puderam demonstrar suas competências técnicas, sociais e emocionais, aumentando as chances de garantir uma vaga no mercado de trabalho. “O Senai se dedica à formação de jovens adultos em áreas como metalmecânica, eletroeletrônica, segurança do trabalho, administração, instrumentação industrial, eletrônica e tecnologia da informação. Portanto, trouxemos alunos de diversas áreas para aproveitar essa oportunidade”, afirmou.

Thaís Nicoli também analisou o mercado de trabalho para os jovens que estão na busca por estágio ou mesmo empregos efetivos. “Atualmente, o mercado de trabalho está oferecendo muitas oportunidades, especialmente na indústria. Estamos satisfeitos em contribuir para a formação dessa mão de obra, garantindo não apenas a formação, mas uma formação de qualidade. O Senai se preocupa em entregar profissionais qualificados para atender às demandas das indústrias”, completou.

O vice-diretor da Escola Técnica de Sete Lagoas, Frederico Augusto Lopes Souza, considerou que eventos como a Job Fair são extremamente enriquecedores para os alunos. “Trata-se de uma excelente oportunidade para integrar nosso ambiente acadêmico com o mercado empresarial. Esse tipo de evento, que reúne grandes empresas da cidade e permite o contato direto dos alunos com os setores de Recursos Humanos, é único e muito valioso”, avaliou.

Representantes do Iveco Group (foto), Maxion Montick, Multitécnica, Sodecia e Streparava ouviram os estudantes e receberam os currículos


“A nossa escola, com mais de 40 anos de tradição na cidade, tem uma boa reputação no mercado. Os profissionais formados aqui têm uma alta demanda e a prova disso é o próprio Job Fair. As empresas procuram nossa instituição para estabelecer parcerias e fortalecer o nome da escola, o que, por sua vez, aumenta as chances de nossos alunos serem absorvidos pelo mercado de trabalho”, completou Frederico. Os cursos oferecidos pela Escola Técnica de Sete Lagoas são de: Administração, Análises Clínicas, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia e Química.

Francisco Galvão, coordenador do Job Fair, avaliou que o projeto piloto, realizado pela primeira vez na Feconex, foi muito positivo



Por fim, Francisco Galvão, coordenador do Job Fair, avaliou que o projeto piloto, realizado pela primeira vez na Feconex, foi muito positivo. “A receptividade dos alunos foi excelente, e as empresas participaram de forma abrangente, fornecendo informações detalhadas sobre seus produtos e localização global. Foi um evento proveitoso, e acredito que há espaço para expandir a participação das empresas no futuro. Os jovens estão muito motivados e prontos para trabalhar, mas há uma mudança na forma como se comunicam. As empresas precisam se adaptar a essa nova linguagem para melhor se conectar a eles. Se a comunicação for ajustada, os jovens têm grande potencial para produzir resultados positivos”, finalizou.