A política tem situações inusitadas que, pela raridade nos tempos atuais, merecem destaque: candidatura única a prefeito em algum município do país. Em nossa região, uma cidade poderá entrar para essa dificílima estatística em outubro: Santana do Riacho, a 90 Km de Sete Lagoas, reconhecida por possuir em seu território alguns dos mais ricos e procurados destinos turísticos de Minas e do Brasil, como a Serra do Cipó (Cardeal Mota) e Lapinha da Serra.
FERNANDO DA FARMÁCIA
Fernando Ribeiro Burgarelli, o Fernando da Farmácia, 38 anos, foi eleito em 2020 com 66,02% dos votos válidos, com 2.885 votos, pelo DEM, atualmente Republicanos. Está indo tão bem neste primeiro mandato, reconhecido até pelos opositores, que até agora não se fala em outra candidatura para prefeito da cidade. Desde 2021, direcionou todos os esforços para resolver problemas sempre reclamados pela população: saúde, educação, esportes e infraestrutura para o turismo. No momento, ele trabalha para o calçamento dos 10 Km da estrada de terra que liga Santana do Riacho à Lapinha da Serra. Está em entendimentos avançados com o vice-governador, Matheus Simões e com a sete-lagoana Mariela Janice França Teodoro, Gestora e Vice-presidente em Instância de Governança Regional Circuito Turístico das Grutas.
CONTRA A BAGUNÇA
No início do seu mandato, em 7 de março de 2021, Fernando Bugarelli foi manchete na grande imprensa do Estado, ao reagir a um vídeo que mostrava uma multidão de pessoas na Cachoeira do Pedrão, na Serra do Cipó. Em suas redes sociais ele dizia: “’Não queremos turismo predatório’, afirmando que o local não tinha estrutura para receber tanta gente, daquela forma, pois não tinha sem salva-vidas, lixeiras e nem estacionamentos.
E atacou o problema, na Serra do Cipó e na Lapinha, que passaram a ser cuidadas da forma que precisam, na valorização do turismo, dos empreendedores e principalmente dos moradores dessas regiões.
FINA DE VICE
Dia 2 de julho Fernando Bugarelli foi lançado pelo Republicanos como pré-candidato à reeleição de Santana do Riacho, tendo Josefina Maria de Freiras (Fina), do PDT, como vice. Com o apoio do Partido Progressista (PP).
PRECEDENTES
Não é a primeira vez que que a região tem candidato único a prefeito. Em 1996, Adir Marcos Rocha (Nonô) teve candidatura única, para manter a coalisão política existente na época em Funilândia. Em 2016, a população de Jequitibá reconheceu tanto a ótima gestão do então prefeito Humberto Reis, que ele foi o único candidato, e o reelegeu com 3.804 votos.