FAMTour (Familiarization Tour), prática comum na indústria do turismo para conhecer e literalmente se familiarizar com os destinos turísticos. É uma viagem oferecida gratuitamente ou a um custo reduzido para agentes de viagens, profissionais de turismo e influenciadores de mídia, visando apresentar destinos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, acomodações, atividades e atrações específicas.
Depois de conhecer e experimentar em detalhes tudo o que veem e aproveitam, ficam à vontade para fazer observações e indicar para o público consumidor estes destinos.
Neste contexto o Circuito Turístico das Grutas, composto por 15 cidades (Lagoa Santa, São José da Lapa, Confins, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Fortuna de Minas, Cachoeira da Prata, Paraopeba, Caetanópolis, Cordisburgo, Jequitibá e Santana de Pirapama), está sendo visitado por profissionais que retornam impressionados com tudo o que veem na região e já divulgam por meio dos mais diversos veículos de informação.
Belezas naturais, comidas, bebidas, festas típicas, acomodações e prestadores de serviço que a maioria das pessoas, nem das próprias cidades envolvidas conhece.
Segundo FAMTOUR
Entre os dias 20 e 24 de outubro foi realizado na região o 2º FAMTOUR, promovido pelo Circuito Turístico das Grutas e Agência Viaje Fácil. O primeiro, neste formato, foi no início de agosto. Iniciativa que teve versão experimental em 2017, organizada pelo Grupo Uai de Hotéis e Pousadas.
O jornal SETE DIAS participou, representado pela colunista do 7DiasNews, Ruvia Donatila, da Luna Growth & Marketing.
Nestes quatro dias os agentes de viagens, operadores de turismo e guias de turismo tiveram a oportunidade de experimentar os principais atrativos, como as famosas Grutas da Lapinha no Parque Estadual do Sumidouro, Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato e Monumento Natural Estadual Gruta do Maquiné. Além de conhecer as maravilhas geológicas dessas formações naturais, os participantes se conectaram com a rica história e cultura da região, visitando museus, centros históricos e participando de atividades típicas
“O FAMTOUR é uma ferramenta fundamental para mostrar ao mundo tudo o que o Circuito das Grutas tem a oferecer como destino turístico. Ao proporcionar uma experiência imersiva a estes profissionais do turismo estamos capacitando-os a vender o nosso destino com mais confiança e entusiasmo, oferecendo roteiros diversificados, o que resulta em um aumento significativo no fluxo de turistas”, destaca a presidente da Associação Circuito Turístico das Grutas, Mariela Janice França Teodoro.
Ao levar os agentes de viagens, operadores e guias de turismo para conhecer a região, o FAMTOUR contribui para o desenvolvimento econômico local, gerando empregos e renda para diversas atividades, como hospedagem, alimentação e transporte.
Além disso, fortalece as relações entre os diversos atores do setor turístico, como hotéis, restaurantes, agências de viagens e poder público.
Futuro promissor
Com o FAMTOUR, o Circuito Turístico das Grutas vai se consolidando como um destino turístico de destaque em Minas Gerais. A expectativa é que, com essa divulgação positiva a região receba um número cada vez maior de visitantes e turistas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio natural e cultural.
Mais fotos e mais informações dessa reportagem podem ser vistas no www.setedias.com.br, www.7diasnews.com.br e em nossas redes no Instagram, Twitter e Facebook