Evento em Sete Lagoas qualifica policiais civis para combate à corrupção e lavagem de dinheiro

A Delegacia Regional da Polícia Civil em Sete Lagoas sediou, nessa terça-feira (5), um importante encontro de capacitação voltado ao aprimoramento profissional dos servidores do 19º Departamento da Polícia Civil. O evento – realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) –  teve como foco a excelência das funções da Polícia Judiciária, especialmente nas áreas de combate à corrupção, lavagem de dinheiro e recuperação de ativos.

O encontro reforça o compromisso da Polícia Civil em qualificar seus agentes e adotar tecnologias que fortaleçam o combate aos crimes financeiros e à corrupção no estado. Foto: Flávio Andreata/ASCOM

A programação contou com duas palestras técnicas. A primeira foi ministrada pelo delegado Guilherme Guimarães Catão, diretor do Núcleo de Recuperação de Ativos da Polícia Civil de Minas Gerais. Ele abordou a atuação do núcleo, que é vinculado ao Ministério da Justiça, e destacou a importância do trabalho integrado para recuperar bens e valores obtidos por meio de atividades criminosas. Catão é delegado desde 2013, professor da Acadepol e especialista em Direito Penal e Processo Penal.

A segunda palestra tratou do funcionamento e das estratégias do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, estruturado em 2021 por meio de emenda parlamentar do então deputado estadual Douglas Melo, atual prefeito de Sete Lagoas. O laboratório foi entregue à Polícia Civil de Minas Gerais em Belo Horizonte, com investimento de aproximadamente R$ 530 mil, destinados à aquisição de mobílias, equipamentos eletrônicos e licenças de software. À época, Douglas Melo destacou que o laboratório se tornaria modelo para o país.

O responsável por conduzir a palestra foi o investigador Rodrigo Paiva Maciel, atualmente lotado na Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP). Com formação em História e pós-graduação em Análise Criminal e Análise de Dados, Maciel atua diretamente na produção de relatórios de inteligência financeira, fiscal e bancária a partir do afastamento de sigilo.

Estiveram presentes no encontro o delegado-geral chefe do 19º Departamento de Polícia Civil, Dr. Reinaldo Felício Lima; o delegado regional da 1ª Delegacia Regional de Sete Lagoas, Dr. Alexandre Viana Corrêa; e a delegada regional da 2ª Delegacia Regional de Pedro Leopoldo, Dra. Priscila Pereira Santos. Também participaram investigadores, escrivães e autoridades da corporação, com destaque para o inspetor Alexandre Teixeira de Souza e a chefe de escrivães Andrea Cristina Alcântara de Jesus.