Equipe de Transição da Prefeitura Sete Lagoas visita estações de tratamento de água e esgoto

Objetivo foi apresentar todo o sistema de captação e tratamento da água e fiscalizar as obras finais da estação de tratamento de esgoto

Depois de conhecer o espaço onde será construído o futuro Instituto Federal de Minas Gerais e as obras do novo complexo turístico da Serra de Santa Helena, a equipe de transição formada pelo prefeito Duílio de Castro e pelo futuro prefeito Douglas Melo se reuniu, na manhã desta sexta-feira, 1º de novembro, para conferir a etapa final das obras da futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na região do bairro Tamanduá, e também os trabalhos da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Funilândia.

ETE
Na ETE, o prefeito eleito Douglas Melo parabenizou Duílio de Castro por ter dado continuidade à obra. “Sete Lagoas estava parada no tempo em investimento ambiental. Essa obra sem dúvidas muda não só a realidade de Sete Lagoas, mas de toda a região. Nos sentimos mais seguros em ver uma obra tão moderna como essa que vai tratar 100% do nosso esgoto. Nossa vinda aqui foi muito importante para sabermos como operacionalizar essa estação”, afirmou.

Para quem atuou em todo o processo da obra, fica o orgulho de ter contribuído para deixar um legado para essa e as próximas gerações. “Temos algumas linhas principais, o reator, filtro e decantador já funcionando com esgoto já sendo tratado, devolvendo à natureza uma água 95% tratada. Até o final do ano a obra estará concluída”, explica o diretor do Consórcio da ETE, Ramon Lucas Rodrigues. “Essa estação de tratamento vai atender a toda a bacia hidrográfica do Rio das Velhas, que deságua no São Francisco. É uma obra gigantesca para a saúde da população. Cada um real investido em saneamento básico são menos quatro reais necessários na saúde”, completa o diretor do SAAE, Robson Machado.

ETA
Na sequência, a equipe de transição visitou o ponto de captação de água no Rio das Velhas, em Funilândia, e 17km depois, a Estação de Tratamento de Água, que tem capacidade para tratar mais de 10 milhões de litros por dia e abastecer 60% da cidade. “A ETA possui requisitos rígidos a serem cumpridos, com técnicos acompanhando a qualidade da água a cada 15 minutos. Foi muito importante nossa visita aqui hoje. Agradeço nossa equipe de transição e também a equipe do SAAE. Esse trabalho é muito importante”, comentou o prefeito eleito Douglas Melo. “Há 18 anos temos o tratamento de água e, agora, temos também o tratamento do nosso esgoto. Fizemos e faremos tudo para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, completou o vice-prefeito, Dr. Euro Andrade.

Transição amigável
Para o prefeito Duílio de Castro, uma transição de governo amigável é muito importante para a continuidade de importante realizações. “Queremos que a nova gestão assuma com todo o conhecimento do funcionamento da máquina, inclusive no abastecimento e tratamento de água, com todos os seus desafios. Mas estamos muito avançados nessas questões. Continuaremos trabalhando com a equipe de transição e seguiremos informando a população”, finalizou o prefeito.