Ivan Luiz, novo presidente da Câmara de Sete Lagoas, fala sobre sua trajetória de vida, desafios e planos para o biênio 2025-2026.

Ivan Luiz compartilha o trabalho que desenvolve há 33 anos, sua experiência pessoal e a motivação para ajudar outras pessoas a enfrentar a dependência química, o álcool e outras drogas, além dos desafios e metas que estabelece no Legislativo.
Da redação
Eleito presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas por unanimidade, Ivan Luiz de Souza, 58 anos, compartilha sua trajetória política, desafios e planos para o biênio 2025-2026. Em entrevista, o vereador reeleito revela suas prioridades para a cidade, com foco em saúde, educação, segurança e, claro, maior aproximação do Legislativo com a população.
Onde estudou em Sete Lagoas na infância e adolescência?
Estudei sempre nas escolas públicas de nossa cidade. Comecei meus estudos na Escola Municipal Dr. Milton Campos, depois estudei na Escola Estadual Dr. Ulisses Vasconcelos e concluí meu ensino médio na Escola Estadual Maurílio de Jesus Peixoto.
Em qual bairro foi criado e passou maior parte de sua vida? Quais principais lembranças dessa época?Em Sete Lagoas, eu morei em três bairros: Santa Luzia (Garimpo), Canaã e Várzea (Gamela).

Qual sua trajetória profissional?
Comecei minha trajetória profissional no setor privado, onde permaneci até o ano de 2004. Em 2005, eu ingressei no setor público, onde permaneço até a data de hoje.
Qual sua trajetória política?
Pelas minhas experiências, acredito que sempre tive uma vida política. De forma resumida, comecei a trabalhar diretamente com a política quando fui convidado a ser Chefe de Gabinete do ex-vereador Milton Saraiva. Depois fui eleito vereador para a legislatura 2021-2024. Durante essa legislatura, fui líder do Chefe do Executivo na Câmara, por um ano, representando o ex-Prefeito Duílio de Castro. Durante a mesma legislatura, fui eleito Presidente da Comissão de Legislação e Justiça – CLJ para o biênio 2023/2024. No pleito de 2024, fui reeleito vereador com uma votação de 1.558 votos. E, na primeira reunião da Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028, fui eleito, por unanimidade, Presidente da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026.

Quando e como foi o seu encontro com a política, quando pela primeira vez decidiu concorrer a um cargo eletivo?
Sempre fui ativo em políticas públicas de caráter social e não recordo da minha vida sem a política. Mas a decisão de concorrer a um cargo eletivo começou em 2015, quando concorri pela primeira vez.
Sua principal bandeira é a luta e prevenção contra a dependência química, o álcool e outras drogas. Por que e quanto tempo está neste trabalho?
Minha bandeira está ligada diretamente à minha vida. Fui um dependente químico no passado e vivi, na pele, os impactos devastadores da dependência. Essa experiência pessoal me motivou a ajudar outras pessoas a enfrentar o mesmo problema e a lutar na prevenção contra a dependência química, ao álcool e outras drogas. Desenvolvo esse trabalho há 33 anos, utilizando minha vivência e meu conhecimento para apoiar e ajudar na recuperação e também conscientizar as pessoas sobre os danos das drogas. Utilizo a minha história e a minha vitória e superação como ferramentas para auxiliar a todos que lutam contra a dependência.
Como vereador, sua votação aumentou de uma eleição para outra. E foi eleito por unanimidade presidente da Câmara. A que credencia esse feito, como foi essa articulação?
Acredito que o feito vá além da articulação política. E explico o motivo: acredito que minha votação aumentou expressivamente de uma eleição para a outra e que fui eleito Presidente da Câmara pelo trabalho desenvolvido. Meu trabalho sempre foi pautado pela ética, pelo diálogo e pelo respeito. Trabalhamos, e aqui incluo minha equipe de Gabinete, com muita dedicação e bem próximos à população, sempre desenvolvendo um processo de escuta para atender, sempre que possível, as necessidades da nossa comunidade. A eleição para a Presidência da Câmara foi baseada em consenso, diálogo, respeito entre os vereadores e focado no bem coletivo. A votação unânime evidenciou o meu compromisso em fazer uma liderança imparcial, transparente e dedicada ao serviço público.
Qual será o seu perfil como presidente do Legislativo?
Não acredito em um perfil como presidente do Legislativo distante do meu perfil enquanto vereador e enquanto pessoa. Sempre pautei minhas ações na transparência, na responsabilidade e no compromisso com o bem-estar da população e este será, também, o meu perfil como presidente. Buscarei, enquanto liderança, ser um presidente integrador, ouvindo a todos, sempre na busca de decisões justas e que atendam aos anseios da comunidade. Valorizarei a gestão participativa, com uma comunicação aberta e incentivo à participação ativa dos vereadores e da sociedade. Como já afirmei com os vereadores, reafirmo meu compromisso em ser um presidente imparcial, que otimize os processos internos e promova uma gestão financeira responsável. Resumindo, serei um presidente colaborativo, acessível e focado no trabalho em equipe, sempre na busca da sintonia do nosso trabalho com as necessidades da população.
Ainda há muito no Legislativo cargos e efetivo do presidente anterior? Existe uma sintonia neste sentido?
O Legislativo é feito de duas formas: setores administrativos e gabinetes dos vereadores. Os servidores administrativos pertencem ao quadro de cargos do Poder Legislativo, e cada vereador tem autonomia na gestão de pessoal de seu gabinete.
Como será a relação com o Executivo, já que é considerado parte da base do prefeito Douglas Melo?
Minha relação com o Executivo, e com todos, será baseada no diálogo, no respeito e sempre focada no bem-estar da população. Com o prefeito Douglas Melo, buscarei um trabalho conjunto na busca de atender às necessidades da comunidade sem, contudo, abrir mão da independência e autonomia do Poder Legislativo. Seremos colaboradores de forma responsável, mantendo o compromisso de fiscalizar, garantir a transparência e defender os interesses públicos. Resumindo, serei um presidente que, mesmo dialogando com o Poder Executivo, priorizará a fiscalização e a transparência em todas as ações.
O que pretende fazer como presidente da Câmara? Hoje existe maior aproximação da população com o Poder Legislativo?
Em um primeiro momento, meu compromisso é na promoção de uma gestão transparente e participativa, sempre baseada no diálogo constante com a sociedade, como por exemplo, audiências públicas e canais de comunicação eficientes. Tenho um compromisso também em aproximar, cada vez mais a população com o Poder Legislativo, garantindo que se sintam representadas e ouvidas. Já temos hoje uma maior aproximação da população com a Câmara e continuarei nesse sentido. Continuarei a utilizar tecnologias que tornem a política mais acessível no dia a dia das pessoas, fortalecendo a confiança da população em nosso trabalho e criando um ambiente mais participativo.
Quais os principais projetos a serem votados neste início de ano?
Neste início de ano, os vereadores estão em recesso parlamentar. Mas já instituímos a Comissão Representativa e devemos convocar uma reunião extraordinária nos próximos dias para votar projetos em regime de urgência do Chefe do Poder Executivo. Até o presente momento, iremos votar a revisão anual dos servidores municipais e um projeto importante para a educação municipal.
O que espera dos próximos quatro anos? O que é prioridade em Sete Lagoas?
Os meus projetos para os próximos quatro anos, em especial os próximos dois que estou como Presidente da Câmara Municipal, é contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, realizando um trabalho conjunto com o Poder Executivo e a sociedade. O objetivo é tornar a nossa cidade mais eficiente, inclusiva e próspera. Tenho como prioridade, enquanto vereador e também presidente, aprimorar os serviços de saúde, garantir melhores condições na educação, com um foco especial na educação técnica e buscar investimentos em mobilidade urbana, saneamento e habitação. E é claro, a segurança pública, que será também uma prioridade, sempre na busca de proporcionar uma cidade mais tranquila e uma população cada vez mais protegida.
Qual mensagem deixa para a população e colegas vereadores, no sentido do estilo Ivan Luiz de dirigir os trabalhos da Câmara?
Como eu já disse, o estilo Ivan Luiz é o mesmo, mas agora com mais responsabilidade de dirigir essa Casa Legislativa. A população e aos meus colegas vereadores, eu fico à disposição, juntamente com meu gabinete, para dialogar, pensarmos soluções que busquem sempre o bem da nossa cidade. Meu trabalho será pautado no respeito, no compromisso com a nossa cidade, no respeito com todos e na transparência das decisões, que sempre foi a minha forma de trabalho e o que me trouxe ao lugar que estou hoje. Estou à disposição de todos.