por Chico Maia

Obrigado ao Leonardo Perez, filho do saudoso mestre jornalista Rogério Perez, que nos enviou este belo texto e fotos:
“A última segunda feira, deste maio de 2025, tornou-se memorável com o encontro, na Prefeitura de Belo Horizonte, entre o ídolo atleticano Ubaldo Miranda e o prefeito Álvaro Damião.
O Ubaldo destacou-se no Clube Atlético Mineiro, na década de cinquenta, com seus chamados “gols espíritas”, pelos lances que poderiam ser considerados impossíveis.
O artilheiro, devido a sua empatia e humildade, foi carregado várias vezes nos ombros, dos fiéis e apaixonados torcedores alvinegros, do Estádio Independência até o centro de Belo Horizonte, depois das vitórias no Campo do Horto.
No total, ele disputou 274 partidas pelo Galo e marcou 135 gols. Ele foi campeão mineiro em 1950, 52, 53, 54, 55 e 1958.
O mito atleticano está atualmente com 93 anos e chegou na prefeitura com o auxílio do neto Hermano, filho da querida e simpática filha, Vera Pontes.
A resenha entre os dois, nesta tarde, fluiu muito bem e teve como tema principal o futebol.
Os dois atuaram por anos, em épocas diferentes, nos gramados das Minas Gerais: o Ubaldo com a bola, na década de cinquenta, e o Damião com o microfone da Rádio Itatiaia recentemente.
Para quem quiser saber mais sobre a história do Ubaldo Miranda vale a pena ler o livro: “No tempo do antigo Independência”.
Os amantes do futebol e da tradicional política mineira estão felizes com este célebre momento na capital do mais Belo Horizonte.”
Leonardo Perez

Leonardo Perez (esq.), prefeito Álvaro Damião, Ubaldo e o neto Hermano