Empresários supermercadistas apostam em demanda 7,3% maior no final de ano

Comemorações em famílias, festividades de final de ano e as tradições dos mineiros. É acreditando nisso que o setor supermercadista se prepara, cada vez mais, para atender o cliente em todas as suas ocasiões de compra para o período de final de ano. A constatação está numa pesquisa feita pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e divulgada nesta terça-feira, 22 de outubro, na abertura da 36ª Superminas Food Show – Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, no Expominas, em Belo Horizonte.

Superminas Food Show 2024, no Expominas em Belo Horizonte, traz as novidades do setor alimentício em um evento repleto de oportunidades. Foto: Assessoria/Komunic

As maiores apostas são nos itens típicos do período, como aves, frutas secas, panetone e vinhos, mas, a época do ano com a maior demanda no setor impulsiona o crescimento de todas as seções. Apostando nessa tendência, os supermercadistas pesquisados preveem crescimento de 7,3% na sazonalidade deste ano em relação à do ano passado.

Serviços ao cliente – Os empresários esperam mudanças de comportamento do consumidor e buscam oferecer uma experiência de compra adequada à demanda, por exemplo, a oferta de soluções prontas. Na avaliação de alguns supermercadistas, uma parcela dos consumidores, está disposta a levar mais praticidade nessas ocasiões, em vez de ter mais trabalho na cozinha.  

Mas, o final de ano é também o período propício para os clientes mais afeitos a cozinhar e que não abrem mão de comprar os ingredientes, temperos e embalagens. O setor prepara todo o sortimento para essa procura.

A pesquisa (quadro abaixo) aponta que, como ocorreu no ano passado, a cervejas lideram a aposta de demanda no setor, com 8,3% de crescimento. Outra boa expectativa é em relação aos vinhos, que têm conquistado cada vez mais consumidores. Nessa categoria a projeção é de crescimento de 7,5%.  Símbolo da época, o panetone, mantém seu espaço e, segundo os pesquisados, deve ter demanda 5,5% maior do que no ano passado.

Setor quer contratar quase 8 mil colaboradores temporários

A sazonalidade de final de ano é para os supermercados também o período de reforçar o quadro de colaboradores, seja para atender o aumento da demanda, ou aqueles talentos que se destacarem e se interessarem, para compor o quadro fixo no ano seguinte. É pensando nisso que boa parte das empresas abre a contratação de trabalhadores temporários nesta época.

De acordo com a pesquisa da AMIS, cerca de 7.920 novos postos de trabalho temporário estão previstos no setor.  

Essa é uma forma de as empresas abrirem espaço para novos talentos e de o colaborador, em muitos casos ainda sem experiência profissional, conhecer o setor, onde pode fazer carreira.  

Expectativas dos supermercadistas em relação ao consumo dos produtos mais demandados no final de ano

PRODUTO/CATEGORIA2024
Peru2%
Outras aves típicas4,2%
Carnes diversas – pernil, lombos, etc6,2%
Panetone5,5%
Vinhos7,5%
Bebidas “quentes”6,3%
Cervejas diversas8,3%
Sucos e refrigerantes 6,5%
Frutas diversas7,2%
Frutas secas8,0%
Queijos e “afins”7,8%
Utensílios descartáveis5,6%
Importados para o período 2%*
Desempenho de todo o mix da loja7,3%
**16,7% dos entrevistados informaram que não trabalham com importados