quarta-feira, 24 de abril de 2024

Em Matozinhos, visitas domiciliares no combate à dengue são intensificadas

Com a estiagem a equipe da Zoonoses da Prefeitura de Matozinhos intensificou os trabalhos de campo, no combate ao mosquito Aedes aegypti. As vistorias nas residências são necessárias e ajudam na conscientização dos moradores, no combate à dengue.

Durante as visitas, vários focos foram encontrados nas casas, com recipientes repletos de larvas, além de lixo e entulhos espalhados por vários quintais vistoriados. Muitas caixas d’água estavam destampadas, mesmo com a distribuição gratuita de capas pela Zoonoses.

Apesar de repetitiva as orientações, que são feitas todos os anos, ainda sim, muitas pessoas ignoram a gravidade da situação, principalmente, quando consideramos que o maior número de focos é sempre dentro das residências.

Mesmo com o período chuvoso ter iniciado um pouco atrasado, a mistura de calor e chuva propicia a proliferação do mosquito, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. Além disso, geralmente, entre os meses de janeiro a março, registramos os maiores níveis no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, justamente por serem os meses mais quentes e com chuvas intensas.

Com o aumento do número de casos de dengue e chikungunya na cidade nos últimos dias, a superlotação de atendimentos da UPA 24h, entre crianças e adultos, foi constatado.

“Nesse momento, é importante também, que os profissionais da saúde que estão à frente desses atendimentos, preencham as notificações adequadamente para que o município possa fazer o monitoramento de casos suspeitos e confirmados, de forma conclusiva.

É válido ressaltar que, os agentes de Zoonoses estão sempre empenhados nesse trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizando ações frequentes junto à comunidade. A equipe disponibiliza ainda, ações em escolas e empresas, com uma linguagem instrutiva para informar e orientar”, informou a Prefeitura de Matozinhos em nota.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3