Duca Leal lança em Sete Lagoas o livro “Histórias de Outras Esquinas”

Autora registra na obra uma visão feminina do Clube da Esquina, do qual foi uma das musas; tarde de autógrafos no Sertão de Guimarães terá também o show “Mineiridade”, de Pablo Sás.

Lais Rodrigues

Uma tarde especial para celebrar o movimento musical Clube da Esquina será realizada dia 4 de maio próximo, sábado, no Sertão de Guimarães – Armazém Cultural, a partir das 14h30. Duca Leal faz o lançamento do livro “Histórias de Outras Esquinas”. No mesmo evento o músico Pablo Sás apresenta o show “Mineiridade”, com os sucessos eternos da turma do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Raquel Leal

O LIVRO

O livro narra as histórias de Duca Leal, uma das musas do Clube da Esquina, movimento musical que começou nos anos 60, em Belo Horizonte e se expandiu para o mundo. Envolveu músicos do quilate de Mílton Nascimento, Lô e Márcio Borges e seus irmãos, Fernando Brant, Flávio Venturini, Toninho Horta (que assina o prefácio) e muitos outros. Foi para ela que o letrista Márcio Borges escreveu duas das várias pérolas grupo: “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo” e “Vento de Maio”. A autora conheceu Márcio, no livro citado como “Poeta”, ainda muito nova, através de familiares e amigos. Um pouco mais tarde, nas comemorações da Copa do Mundo de 1970, começaram a namorar. Casaram-se no ano seguinte. Duca descreve seu primeiro contato com a família: “Era uma casa cheia de gente e de movimento e também de som. Música por todos os cantos. Uma família alegre e relaxada.”

Entre as várias histórias que o livro traz, está a convivência com Bituca, Joyce, Elis Regina, Leila Diniz, Caetano Veloso, o pessoal do cinema e do teatro (Eid Ribeiro, José Celso Martinez) e muitos outros. Mas não só as histórias do Clube da Esquina compõem o livro. Lá também estão as descobertas de uma adolescente inquieta, curiosa, que de repente se vê de frente com a ditadura militar, com a maternidade, com os prazeres e as dificuldades da vida adulta, com o dinheiro regrado e com a sua determinação de continuar estudando e se fazer ouvir.

A AUTORA

Maria do Carmo Leal dos Santos, ou simplesmente Duca Leal, nasceu em Resplendor, Minas Gerais, em 1955. Passou a infância em Belo Horizonte e em 1972 mudou-se para o Rio de Janeiro, já casada com Márcio Borges. Com ele teve dois filhos. Trabalhou como produtora musical de shows e LPs. No álbum “Os Borges”, idealizado e produzido por ela, tem duas músicas suas: “Pros Meninos”, em parceria com Nico Borges, cantada por ele e Milton Nascimento e “Outro Cais”, em parceria com Marilton Borges, cantada por Elis Regina. Retornou para Minas (Betim), nos anos 90, já no segundo casamento e com mais dois filhos, onde trabalhou como Massoterapeuta e Bibliotecária Escolar. Sempre escreveu. Seja em seus inúmeros diários, seja em seus poemas. O resultado de seus textos e suas lembranças estão no livro “HISTÓRIAS DE OUTRAS ESQUINAS”.

LANÇAMENTO

04 de maio 2024 – 14h30

Sertão de Guimarães – Armazém Cultural

Rua Juca Cândido, 440 B, bairro Jardim Cambuí, Sete Lagoas

Reservas – 99740-0014

Música – Show “Mineiridade”, de Pablo Sás (couvert – R$ 15)

Contatos:

Duca: (31) 997-245656 /ducaleal4@gmail.com

Produção: Perla Horta

(31) 98458-8003 / santaculturap@gmail.com