sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Dinheiro esquecido: última chance para resgate de R$ 8,56 bilhões até 16 de outubro

Foto: Natalia Filippin/g1

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou que mais de 20 milhões de pessoas já resgataram valores esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. No entanto, ainda há R$ 8,56 bilhões disponíveis para retirada por pessoas físicas e jurídicas. O prazo para realizar o saque desses valores no Sistema de Valores a Receber (SVR) vai até 16 de outubro de 2024, antes que os montantes sejam incorporados ao Tesouro Nacional.

Após essa data, os valores não reclamados poderão ser destinados ao Tesouro, embora os clientes ainda tenham um período de 30 dias para contestar o recolhimento. O Ministério da Fazenda afirmou que, após a contestação, será concedido um prazo adicional de seis meses para que os interessados possam requerer judicialmente o reconhecimento de seus direitos sobre os depósitos.

O dinheiro que não for contestado será definitivamente incorporado como receita orçamentária, contribuindo para a meta de resultado primário.

Como consultar o dinheiro esquecido

Os interessados podem consultar o saldo de dinheiro esquecido no site oficial do BC, valoresareceber.bcb.gov.br. A devolução dos valores será feita mediante a apresentação de uma chave PIX. Caso o usuário não possua uma chave PIX, deve contatar a instituição financeira para combinar outra forma de pagamento. No caso de pessoas falecidas, o herdeiro, testamentário ou representante legal deve preencher um termo de responsabilidade e seguir os procedimentos.

Dicas de segurança

O Banco Central reforça que não envia links ou solicita dados pessoais por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. A única comunicação oficial para resgate de valores deve ocorrer diretamente entre o cliente e a instituição financeira listada no sistema, sem exigência de informações sensíveis como senhas.

Fonte: g1