segunda-feira, 15 de julho de 2024

Dia especial para Saúde em Sete Lagoas com a inauguração do Vacimóvel

O processo de melhoria contínua da saúde pública municipal envolve uma série de investimentos da Prefeitura de Sete Lagoas. Um deles é o reforço constante da frota que ocorreu mais uma vez nesta sexta-feira, 21 de junho. O Terminal Urbano foi o cenário para a entrega dos veículos de setores estratégicos da Secretaria de Saúde e também da inauguração do Vacimóvel, um serviço inédito em Minas Gerais.

O local onde circulam milhares de pessoas por dia recebeu os veículos zero quilômetro. As duas Fiat Toro foram destinadas à Vigilância Epidemiológica e três Chevrolet Spin à rede de atendimento da Saúde Mental. Já a van adaptada como Vacimóvel servirá para campanhas itinerantes de imunização. “Com esta nova frota vamos melhorar o atendimento, gerar segurança aos servidores e, consequentemente, aumentar a qualidade dos serviços. Além disso, inauguramos um novo serviço com o Vacimóvel que levará todas as vacinas onde o cidadão precisa”, ressaltou o prefeito Duílio de Castro. “Vamos proteger a população levando a vacina até a sua região. Ação fundamental para aumentar os nossos índices de imunização”, completou o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade.

O setor de epidemiologia atua em políticas públicas de grande impacto na saúde. O combate a doenças endêmicas, a assistência aos pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis e todo cronograma vacinal estão entre as suas atribuições. Agora, a prestação de serviço será muito mais eficiente. “As duas Fiat Toro serão integradas ao Controle de Arboviroses e ao serviço DST Aids. Já o Vacimóvel é um serviço pioneiro em Minas. Vamos levar este veículo para porta de escolas, praças, bairros mais afastados da região central e comunidades rurais em horário estendido”, explicou Maria Tereza Rodrigues, superintendente geral de Promoção e Vigilância em Saúde.

A rede de atendimento da Saúde Mental continua evoluindo em todos os aspectos. As unidades de atendimento foram reestruturadas e esta nova frota foi adquirida para os três Centros de Atenção Psicossocial. “Esta ação significa a valorização de nossa equipe ao melhorar as condições de trabalho e garante a melhor assistência dos pacientes. São veículos para facilitar o dia a dia dos profissionais e proporcionar melhores condições aos usuários em diversos aspectos. Mais uma vitória da Saúde Mental”, declarou Isabela Oliveira, coordenadora da Saúde Mental.

Os veículos já estão caracterizados e integrados ao cotidiano dos setores contemplados. O reforço na frota e a ampliação da oferta de serviços é um ótimo exemplo para destacar a nova realidade da saúde municipal.

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas