Conta de energia fica mais barata em agosto com retorno da Bandeira Verde

ANEEL anuncia fim da cobrança extra na conta de luz devido a condições favoráveis de geração de energia no País.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) comunicou que a conta de energia do mês de agosto virá com bandeira tarifária verde. Essa mudança representa a remoção da taxa adicional que estava sendo cobrada em julho sob a bandeira amarela, resultando em uma redução no valor da conta de luz para os consumidores.

De acordo com a ANEEL, a volta da bandeira verde foi decidida graças às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no Brasil, o que dispensa a necessidade de cobranças extras para cobrir custos adicionais de produção. A bandeira verde permaneceu em vigor por 26 meses consecutivos, de abril de 2022 a junho de 2024, antes de a bandeira amarela ser aplicada em julho deste ano.

Essa notícia traz alívio para os consumidores, que poderão perceber a diferença nos próximos meses, refletindo uma economia nas despesas com energia elétrica. A ANEEL reforça que as bandeiras tarifárias são um mecanismo importante para sinalizar os custos reais da produção de energia, variando de acordo com as condições climáticas e operacionais do setor.

Fonte: Correio Braziliense