Confira principais destaques da última reunião da Câmara de Sete Lagoas: concurso público foi homologado

16ª Reunião Ordinária foi marcada pela homologação do Concurso Público: são 48 concursados que podem ser chamados a qualquer momento para integrar o Legislativo de forma efetiva

Na manhã desta terça-feira, 20 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Sete Lagoas realizou sua 16ª Reunião Ordinária do ano, marcada por temas de significativa importância para a sociedade local. Entre os destaques, a homologação do concurso público do Legislativo representou um marco histórico: após mais de 30 anos, a Casa voltará a efetivar servidores por meio de concurso, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a valorização do serviço público. De 50 vagas abertas, apenas duas não tiveram candidatos aptos e que preenchessem os requisitos: a de tradutor de Libras.

Para registrar simbolicamente esse momento, vereadores e membros da comissão organizadora se reuniram para uma foto oficial. O registro celebra um avanço institucional relevante para o Legislativo sete-lagoano. Saiba mais no site oficial da Câmara: www.camarasete.mg.gov.br.

Durante a sessão, a Miss Minas Gerais Teen CNB 2024, Ana Moura, foi homenageada com uma Moção de Congratulação, entregue pelo vereador Rodrigo Braga. A jovem, que representará o Estado no concurso nacional em Brasília, foi reconhecida pelo exemplo de empoderamento feminino e inspiração a outras mulheres da cidade. “Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram a conquistar a faixa de Miss Minas Gerais. Dia 28 embarco para Brasília e me sinto preparada para representar nosso Estado no Miss Brasil CNB Teen 2025.Gostaria de agradecer em especial a minha coordenação municipal e também a minha coordenação estadual”, enalteceu a jovem.

Outro momento de destaque foram as comunicações pessoais, que ressaltaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Os parlamentares manifestaram apoio ao ato público que será realizado no dia 22 de maio, com concentração às 8h30 na Praça Tiradentes. A caminhada de conscientização é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e de Direitos Humanos.

Na ordem do dia, foram protocoladas 44 matérias, incluindo 30 requerimentos, 153 pedidos de providência e 82 moções. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 381/2025, de autoria do Executivo; chamado de projeto da anistia foi retirado de pauta a pedido do líder do prefeito, vereador Ismael Soares.

E entre os projetos que proporcionaram muitas manifestações dos parlamentares, e foram aprovados, estão:

  • PLO nº 213/2025, de autoria do vereador Aguinaldo da Lobato, que institui o “Dia do Atendente de Farmácia” no município. A proposta foi elogiada por sua sensibilidade e pelo reconhecimento a uma categoria essencial.
  • PLO nº 28/2025, do vereador Ivson Gomes (PL), que torna obrigatória a execução dos Hinos Nacional e da Bandeira nas escolas públicas e privadas de Sete Lagoas, com o objetivo de promover o civismo entre os estudantes.
  • PLO nº 268/2025, da vereadora Heloisa Frois (Novo), que dispõe sobre o cadastramento, monitoramento, conservação e recuperação das nascentes da cidade, recebendo amplo apoio do plenário.
  • PLO nº 261/2025, do vereador Deyvison da Acolher Saúde (Solidariedade), que assegura à gestante o direito à cesariana eletiva a partir da 39ª semana, além da anestesia no parto normal. Apesar de aprovado pela maioria, o projeto gerou discussões sobre a escuta dos profissionais da saúde, a importância do pré-natal e a proposta de realização de uma audiência pública para aprofundar o debate com a sociedade.
  • PLO nº 227/2025, do vereador Ivan Luiz (PDT), presidente da Câmara,que institui a Casa da Leitura em Sete Lagoas, também foi aprovada com louvor pelos edis. “Embora já tenhamos biblioteca pública, esse projeto foi pensado em incentivar a leitura, em especial nos jovens. Com o advento da tecnologia, a nossa mente está ficando preguiçosa. Estamos acostumados a simplesmente olhar para as telas, que nos trazem tudo pronto, e ao meu pensar, isso tira a criatividade. Pensando em incentivar o bom Português, a pontuação, a gramática”, evidenciou o presidente.

 A íntegra da reunião está disponível no canal oficial da Câmara Municipal de Sete Lagoas no YouTube: www.youtube.com/@camarasetelagoas