O Dia da Consciência Negra é lembrado no dia 20 de novembro como uma oportunidade para refletir e celebrar a luta das pessoas negras contra o racismo. Para estimular esse debate, os equipamentos do Circuito Liberdade promoverão uma série de atividades especiais na semana do feriado nacional. As ações terão a programação a partir do dia 18 até o dia 22 de novembro.
Os espaços participantes apresentarão uma programação especial, convidando o público a refletir sobre as diversas formas que o preconceito racial pode assumir na sociedade.
Os horários e os valores dos ingressos são variáveis. Mesmo no feriado, os equipamentos estarão abertos. Os horários de funcionamento podem ser conferidos no portal do circuito. A programação completa nos demais equipamentos do Circuito Liberdade e outros equipamentos do Estado está disponível neste link.
Na véspera do feriado , dia 19 de novembro, no Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro, em parceria com o projeto Cinema para Ação Educativa, promove a sessão especial “Negritude em Movimento”, às 17h. O evento exibe o documentário “BH Soul: A Cultura Black de Belo Horizonte”, seguido por uma roda de conversa mediada por Gabriel Lobo sobre a negritude e suas expressões culturais.
No mesmo dia, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta, gratuitamente, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, às 12h, trechos do “Concertos da Liberdade: Dia da Consciência Negra” com as cantoras mineiras Adriana Araújo e Nath Rodrigues, sob a regência do maestro Angelo Rafael. O programa completo será interpretado no dia seguinte, a partir das 20h, com ingressos vendidos na plataforma Eventim e na bilheteria.
O educativo do Palácio das Artes realiza uma série de atividades que exploram e valorizam a experiência de pessoas negras. No dia 21 de novembro, às 10h, acontece uma contação de história do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, seguida de uma roda de conversa, na Pequena Galeria Pedro Moraleida.
No dia 22 de novembro às 10h, a oficina “Pequenos Faraós” explora os fundamentos do Kemetic Yoga, promovendo uma prática integrativa de corpo e mente, inspirada na sabedoria ancestral do Egito Antigo. A atividade é voltada para o público entre 6 e 15 anos e será desenvolvida na Galeria Aberta Alberto da Veiga Guignard.
Além disso, a PQNA Galeria do Palácio recebe a instalação “Cuidar de Si” até o dia 22. As peças promovem o acolhimento, a reflexão e o empoderamento de mulheres negras em um espaço sensorial, por meio da combinação de música, poesia, desenhos e ilustrações. A exposição está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.
Parceria entre Fecomércio e Casa do Turismo BH
A Fecomércio MG e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem (Cetur) oficializaram uma parceria com a Casa do Turismo de Belo Horizonte – Convention & Visitors Bureau, no dia 13 de novembro. O acordo, realizado na sede da Fecomércio, na capital mineira, visa impulsionar a atração de grandes eventos e aumentar a visibilidade turística de Belo Horizonte, colaborando para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Fundada em fevereiro de 2023 como uma associação sem fins lucrativos, a Casa do Turismo será apoiada pela estrutura da Fecomércio para intensificar suas atividades de promoção turística.
Para o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, a parceria estratégica permitirá que a cidade se posicione como um importante destino de grandes shows, congressos e eventos internacionais. “Belo Horizonte precisa expandir sua capacidade de captar eventos de grande porte. Esse trabalho em conjunto com a Casa do Turismo será essencial para revigorar a visibilidade da nossa capital”, afirma Donato. A Casa do Turismo, com experiência na realização de eventos e iniciativas que impactam toda a cadeia do turismo local, agora contará com suporte direto da Fecomércio MG para ampliar suas ações.
Reunião dos associados da Casa do Turismo
Segundo a presidente da Casa do Turismo ,Erica Drumond, a união entre as instituições representa uma conquista esperada há 20 anos, com a qual a Fecomércio passa a reconhecer a relevância do turismo para o progresso de Belo Horizonte e de Minas Gerais. “Essa parceria é marcada por profissionalismo, ética e visão de longo prazo. Juntas, Fecomércio, Cetur e Casa do Turismo podem alçar Belo Horizonte a novos patamares, levando nossa capital para o cenário internacional”, destacou Erica Drumond.
O plano das entidades inclui também a promoção de estabelecimentos locais, como shoppings, restaurantes, museus e outros atrativos turísticos de Belo Horizonte, ampliando a oferta para o público que visita a cidade. “Com esse planejamento estruturado, vamos mobilizar empresas de todos os portes, fortalecendo o turismo local e atraindo novos consumidores”, completou Drumond, que reconhece Nadim Donato como peça-chave para a consolidação dessa união.
O turismo é um motor essencial para a economia de Belo Horizonte, gerando oportunidades e movimentando setores como bares, restaurantes, hotéis e o comércio em geral. Donato ressalta que o aumento na circulação de turistas não só incrementa a economia local, mas também traz novos investimentos para a cidade, beneficiando diretamente pequenas e médias empresas. “O turismo gera uma movimentação econômica intensa, atraindo recursos de fora e beneficiando mais de 92% dos pequenos e médios empresários da capital”, afirma.
Há 85 anos, a Fecomércio MG, que reúne o Sesc, Senac e sindicatos empresariais em Minas Gerais, atua em defesa do setor terciário do estado. Sob a liderança de Nadim Donato, a entidade representa mais de 740 mil empresas mineiras, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho, promoção de benefícios e fortalecimento do comércio estadual em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Santiago Marriott Hotel Los Condes
Localizado no famoso bairro de Las Condes, na moderna e pujante zona leste da capital chilena, o Santiago Marriott Hotel é uma perfeita opção de hospedagem tanto para o público corporativo quanto o de lazer, apresentando uma estrutura completa. O endereço desse empreendimento é estratégico para os turistas e visitantes, principalmente aqueles que vão praticar esqui nos meses de abril a outubro; O hotel fica ao lado do shopping Parque Arauco, um dos maiores da cidade, e a poucas quadras do metrô, que é a melhor maneira de chegar ao centro histórico e financeiro de Santiago.
Além disso, por estar no leste de Santiago, o hotel também oferece fácil acesso às estradas que levam aos Andes. Muitas pessoas, inclusive, optam por passeios bate e volta até as estações de esqui mais próximas à capital (como Valle Nevado e Farellones), enquanto se hospedam no Santiago Marriott Hotel. É um dos hotéis mais visitados por brasileiros, principalmente os que vem de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Em 25 andares, há mais de 260 quartos em diferentes categorias, sendo inclusive os mais espaçosos da região. Destaque para a decoração clássica, os banheiros em mármore e as janelas amplas, que dão acesso a vistas deslumbrantes da cidade e das montanhas andinas ao redor. Dos apartamentos você pode observar a beleza das montanhas nevadas.
Algumas acomodações têm capacidade para famílias inteiras em configurações diversas, como duas camas de casal, sofá-cama ou até mesmo sala de estar em ambiente separado e suíte com dois quartos. Vale destacar ainda que o hotel é pet friendly.
Aberto a todos os hóspedes, o Nao Health & Fitness Club é um espaço de bem-estar que reúne SPA com serviços de massagens (mediante agendamento), academia completa e piscina e jacuzzi aquecidas ao ar livre.
Cartão de visitas do Santiago Marriott Hotel, o lobby impressiona por ter um ambiente amplo e um lindo projeto arquitetônico, com pé direito alto e teto arqueado e envidraçado. O desenho remete a um grande barco. Bem no centro fica o Akun Lounge & Bar, um ambiente mais descontraído, com cardápio de aperitivos e drinks. Ao lado fica o Akun To Go, um café perfeito para quem quer um serviço rápido de bebidas quentes, lanches e snacks para viagem.
O premiado e bem frequentado Latin Grill
O destaque gastronômico do Santiago Marriott Hotel fica por conta do premiado e bem frequetado Latin Grill, considerado um dos melhores restaurantes de Santiago. Também aberto ao público externo, apresenta um ambiente clássico, requintado e aconchegante, onde a refeição é acompanhada pelas notas de um piano, além de um serviço muito atencioso.
O cardápio traz ingredientes típicos chilenos e transforma receitas clássicas em exemplares de uma cozinha moderna e cheia de sabores. Destaque para os peixes e frutos do mar, seja no bem servido ceviche com leite de coco e temperos tropicais, nas lâminas de locos (mariscos típicos do Chile), servidas aqui em uma apresentação bem contemporânea, e no estofado de côngrio, peixe chileno cozido à perfeição e acompanhado por um molho de vinho tinto.
Para fechar a experiência, deliciosas sobremesas compõem o cardápio, com receitas clássicas como crème brûlée, pavlova com frutas vermelhas, profiteroles e ovos nevados.
Destaque também para a carta de vinhos e drinks. O Latin Grill funciona para almoço e jantar e conta com um espaço externo. informações em: marriott.com.br
Turismo deve movimentar cerca de R$ 158 bilhões
O turismo brasileiro vem sendo muito importante para o setor da economia nacional, na geração de emprego e renda. As empresas do setor turístico estão organizando, profissionalizando e planejando melhor os setores do trade do turismo, com isso o resultado está sendo positivo, com a movimentação do turismo interno intenso, além da previsão da chegada recorde de 7 milhões de turistas estrangeiros.
Pelos estudos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção é o turismo brasileiro faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, representando um crescimento de 1,7% em relação à temporada anterior. Esse período concentra a maior movimentação do setor e representa cerca de 44% da receita anual, crucial para a saúde financeira de empresas, principalmente micros e pequenas.
Conforme o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o faturamento real já supera em 6,9% os níveis pré-pandemia. São Paulo (R$ 51,4 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 19,0 bilhões) e Minas Gerais (R$ 17,2 bilhões) concentram 55,5% das receitas projetadas.
A alta temporada beneficia múltiplos setores, gera empregos e impulsiona o consumo, elementos essenciais para o equilíbrio macroeconômico do País”, observa Tadros.
Com o crescimento do número de passageiros, tanto em voos nacionais quanto internacionais, a CNC prevê que os turistas destinem boa parte de seus gastos a bares e restaurantes (R$ 70,67 bilhões) e transporte rodoviário (R$ 37,55 bilhões). O transporte aéreo e a hospedagem também prometem bom desempenho, impulsionados pela queda recente de 21,1% nos preços das passagens, contrastando com o aumento superior a 50% nos anos anteriores.
A presença recorde de turistas estrangeiros é outro fator de impulso. Dados do Ministério do Turismo e da Embratur indicam que 5,9 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil entre janeiro e setembro, com destaque para argentinos (1,4 milhão), norte-americanos (464 mil) e chilenos (420 mil), que juntos representam 51% dos visitantes internacionais. Até setembro, os gastos de estrangeiros somaram US$ 3,7 bilhões, um aumento de 14,8% em relação ao ano anterior.
Diante da expectativa de aumento da receita, o setor turístico deverá demandar mais mão de obra formal entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. A CNC projeta a criação de 76,5 mil vagas temporárias, o maior número desde 2015, quando foram criadas 85,2 mil vagas. Atualmente, o setor emprega 3,51 milhões de trabalhadores formais, um crescimento de 7,9% em comparação ao período pré-pandemia.
Segundo o economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, o setor mantém trajetória ascendente. “As projeções indicam um impacto positivo contínuo do turismo na economia.
As contratações nos setores de alimentação, transportes e hospedagem refletem essa recuperação e o crescimento sólido que vem se consolidando, além de melhorias salariais que elevam as condições de trabalho”, afirma Bentes.
Espera-se que o segmento de alimentação lidere as contratações, com 54,2 mil vagas, seguido pelo setor de transportes (10,6 mil) e hospedagem (8,4 mil). O salário médio de admissão deverá alcançar R$ 1.842, representando um aumento real de 1,9% frente ao mesmo período do ano passado.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br