Colégio Rutherford lidera ranking do Enem em Sete Lagoas e está entre as melhores do Brasil

Instituição se destaca entre as 10 melhores de Minas Gerais e figura entre as 100 melhores do Brasil ; direção atribui resultado à combinação de alta performance, disciplina e humanização.

Fachada do Colégio Rutherford – Crédito: Arquivo Rutherford

por DJhessica Monteiro

Na mais recente divulgação dos dados do Enem 2024, com base nos microdados publicados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e analisados pelo Sistema de Ensino Bernoulli, o Colégio Rutherford, de Sete Lagoas, alcançou novamente o 1º lugar no município, no quesito escolas com menos de 30 alunos, consolidando-se como referência educacional da região.

 Considerando o mesmo critério, a escola também garantiu o 8º lugar em Minas Gerais e se destacou no cenário nacional, figurando na 62ª posição no Brasil, entre as mais de 22 mil instituições avaliadas. Para entender os bastidores desse desempenho, a reportagem conversou com os diretores da escola — Marcelo Geraldo (diretor pedagógico), Serjão (diretor de ensino) e Fernando Pinto (diretor administrativo-financeiro).

Estratégia: alinhamento entre escola, aluno e família

Para Marcelo Geraldo, o segredo do sucesso está no alinhamento de expectativas entre alunos, responsáveis e escola. “Desde o final de 2023, nos reunimos com as famílias dos alunos da 3ª série para explicar as renúncias e o foco exigidos nesse período. Isso permite que o estudante entenda seu papel na conquista do próprio sonho”, afirma.

Segundo ele, esse processo começa cedo: “A preparação tem início na 1ª série do Ensino Médio com simulados constantes e orientação para vestibulares seriados. Na 3ª série, o aluno já está mais preparado emocionalmente para os desafios”, complementa.

Educação de alta performance com humanização

O diretor de ensino, professor Serjão, destaca a proposta pedagógica como um diferencial: “Nosso modelo é centrado no aluno, com foco na formação integral e no desenvolvimento da autonomia, disciplina e inteligência emocional”, explica. A rotina inclui simulados, olimpíadas acadêmicas, vestibulares como “treineiros” e acompanhamento psicológico.

Ele destaca também a importância da disciplina: “Motivação é importante, mas é a disciplina que sustenta o projeto de vida do estudante. Sem ela, não se constrói alta performance”.

Diretores do Colégio Rutherford; da esquerda para a direita: Fernando, Marcelo e Serjão. Foto: Junio Souza

Equilíbrio entre esforço e bem-estar

O diretor administrativo e financeiro, Fernando Pinto, ressalta que o resultado é fruto de um tripé bem alinhado: escola, família e estudante. “Trabalhamos com constância, consistência e disciplina. Cada aluno entende que o sucesso é proporcional ao esforço, mas sem abrir mão da saúde emocional”, diz.

A escola promove ações específicas para lidar com o estresse das provas. “Na véspera do Enem, por exemplo, realizamos um churrasco para o 3º ano como forma de descompressão. Também reforçamos sempre que o importante é o aluno dar o seu melhor, no seu tempo e no seu ritmo”, conta Marcelo Geraldo.

Resultado que reflete uma filosofia educacional

O bom desempenho no Enem 2024 consolida o Rutherford como referência de excelência educacional em Sete Lagoas e no Brasil. A escola aposta em um modelo híbrido: rendimento acadêmico de alto nível, mas com suporte emocional e atenção individualizada.

“Nosso objetivo é formar não apenas aprovados, mas jovens preparados para os desafios da vida acadêmica e profissional. Cada estudante trilha seu próprio caminho, e nossa missão é garantir que ele se sinta amparado em cada passo”, conclui o diretor pedagógico.