segunda-feira, 15 de julho de 2024

Clínica é interditada em Matozinhos por equipe de fiscalização sanitária da Prefeitura

Na manhã da última sexta-feira, 10, a equipe da Fiscalização da Prefeitura de Matozinhos – composta pela Fiscalização Sanitária, Fiscalização de Posturas e pelo Subsecretário de Fiscalização, compareceu à Clínica Med Center – para verificar as condições de funcionamento da unidade.

A ação foi realizada devido ao fato ocorrido no dia 4 de novembro, quando uma paciente morreu após a tentativa frustrada de retirada de um DIU. Conforme foi constatado pela Prefeitura de Matozinhos, a clínica não estava autorizada a praticar este tipo de atendimento.

Vigilância sanitária interditou unidade de saúde particular

A contradição foi constatada, pois na documentação da clínica junto à Prefeitura, não havia descrição que permitia que a unidade operasse procedimento ginecológico. Os registros apontavam apenas aptidão para realizar clínica médica e atividade de atenção ambulatorial, com estrutura necessária para primeiros socorros, conforme consta no Alvará Sanitário e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.

Após o desfecho do fato em questão, a equipe se deslocou ao local para averiguar as estruturas físicas, os procedimentos e as atividades exercidas, onde foram encontradas divergências e irregularidades no funcionamento, que embasaram a interdição imediata dos serviços executados na clínica. A partir de agora, o processo administrativo seguirá em curso para apuração e regularização dos vícios encontrados.