Chico Maia – Paris amanhece com chuva e com notícias de sabotagem a trens

por Chico Maia, direto de Paris (Olimpíada 2024)

Região do Rio Sena, em frente a La Conciergerie, antigo palácio real que foi transformado em prisão. Sua prisoneira mais famosa foi rainha Maria Antonieta, em 1793, Saiu de lá, direto para a guilhotina. (Foto de minha autoria)

No dia da abertura da Olimpíada, a cidade amanheceu com chuva fina e preocupação do comitê organizador dos Jogos, já que a cerimônia oficial de abertura será a céu aberto, às margens do Rio Sena. Outra notícia incômoda esta manhã, que causa apreensão, é sobre sabotagem em estações do trem de alta velocidade, o TGV, em linhas do norte da França, que provocaram atraso que prejudicaram a quase um milhão de pessoas em deslocamento no país.

Dia começou com chuva em Paris


O jornal Le Monde, de Paris, deu mais detalhes:
“A poucas horas da cerimônia de abertura dos Jogos de Paris, ataques coordenados nas linhas de trem paralisam o transporte ferroviário de alta velocidade para o norte, leste e oeste da França. Quase 1 milhão de passageiros são afetados.

Tráfego ferroviário de alta velocidade da França interrompido por ‘atos maliciosos’ na manhã da cerimônia olímpica
A rede ferroviária de alta velocidade TGV foi interrompida nas linhas do oeste, norte e leste do país, afetando cerca de 800 mil passageiros e causando atrasos antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
A rede ferroviária de alta velocidade da França foi atingida por “atos maliciosos”, incluindo ataques incendiários que perturbaram o sistema de transporte, disse a operadora ferroviária SNCF na sexta-feira, 26 de julho, horas antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.
“Este é um ataque massivo em grande escala para paralisar a rede TGV”, disse a SNCF à Agence France-Presse (AFP), acrescentando que muitas rotas terão de ser canceladas e a situação durará “pelo menos todo o fim de semana enquanto as reparações são realizadas”. .”

800.000 passageiros afetados
“Os ataques incendiários foram iniciados para danificar as nossas instalações”, afirmou, acrescentando que o tráfego nas linhas afetadas foi “fortemente perturbado”. Os trens estavam sendo desviados para vias diferentes “mas teremos que cancelar um grande número deles”, disse o comunicado. A SNCF instou os passageiros a adiarem as suas viagens e a ficarem longe das estações ferroviárias. O presidente-executivo da SNCF, Jean-Pierre Farandou, disse que 800 mil passageiros foram afetados.

O “ataque massivo” contra a rede ferroviária de alta velocidade foi um “ato criminoso ultrajante”, disse o ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, na sexta-feira. Haveria “consequências muito graves” para o tráfego ferroviário durante o fim de semana, com as conexões para o norte, leste e noroeste da França reduzidas à metade, disse Vergriete.

Em Paris, tudo pronto e nenhum problema de segurança registrado até agora. (Fotos do Rio Sena, de minha autoria)
BASTIDORES – Terminando a caminhada de hoje