A Câmara Municipal de Sete Lagoas anunciou, através da Portaria 35 (de 17 de setembro de 2024), a criação de uma Comissão Especial que será responsável por estabelecer as regras do debate eleitoral entre os candidatos ao cargo de prefeito municipal, agendado para o dia 30 de setembro de 2024. O evento será transmitido ao vivo pela TV e Rádio Câmara de Sete Lagoas, e terá o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sete Lagoas.
A Comissão será presidida pelos servidores Gustavo Neves Moura e contará com a participação de José Maria Lima de Carvalho e Maria Inês Lana do Nascimento Saturnino. O grupo teve a missão de definir e aprovar normas que assegurem a organização e a transparência do debate, em conformidade com as diretrizes acordadas com os representantes das chapas.
Todos os candidatos a prefeito confirmaram presença. São eles, em ordem alfabética: Douglas Melo, Dr. Jamilton, Juninho Sinonô e Júnior Sousa. O debate terá uma estrutura composta por cinco blocos e uma duração aproximada de 2h10. Os destaques da programação incluem:
- Primeiro bloco: Os candidatos terão a oportunidade de fazer perguntas entre si, com tema livre, em duas rodadas. Cada pergunta terá 30 segundos, com respostas de 1 minuto e 30 segundos e réplicas e tréplicas de 45 segundos.
- Segundo bloco: As perguntas também serão feitas entre os candidatos, com a ordem determinada por sorteio de quem pergunta e quem responde. Este bloco contará com duas rodadas de perguntas e seguirá com o tempo de perguntas e respostas semelhante ao primeiro bloco.
- Terceiro bloco: Quatro profissionais da Diretoria de Comunicação Institucional farão perguntas aos candidatos. Cada profissional escolherá um candidato para responder e outro para comentar, sendo permitido que cada candidato participe apenas uma vez por rodada. Serão duas rodadas, totalizando 08 perguntas (duas por profissional). Serão 30 segundos para a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para a resposta e 45 segundos para o comentário.
- Quarto bloco: Assim como no primeiro bloco, os candidatos farão perguntas entre si, com tema livre, em duas rodadas. Cada pergunta terá 30 segundos, com respostas de 1 minuto e 30 segundos e réplicas e tréplicas de 45 segundos.
- Quinto bloco: Encerramento do debate com considerações finais de cada candidato, com um tempo de dois minutos para cada um. A ordem também foi definida por sorteio.
Os sorteios foram realizados pela organização e pela comissão eleitoral do debate da Câmara Municipal, em uma reunião com a participação de representantes das quatro candidaturas a prefeito. As regras e o formato também foram apresentados e acordados nesta reunião.
O debate começará às 15h e será mediado pela jornalista Raquel Tavares. Todos os candidatos, assessores e convidados deverão estar credenciados para participar do evento. Considerando a lotação do plenário, cada pleiteante ao cargo tem direito a quatro assessores e o vice-prefeito. Cada partido também poderá enviar um representante, assim como a imprensa local.
Os sites, portais ou canais interessados em fazer a retransmissão do debate também devem formalizar o pedido, assim como o credenciamento dos profissionais que farão a cobertura ao vivo, pelo e-mail raquel.comunicacao@camarasete.mg.gov.br .
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a democracia e a transparência nas eleições de 2024, criando um espaço de diálogo significativo entre os postulantes ao cargo de prefeito.