Nova modalidade promete facilitar o parcelamento de compras, exigindo saldo disponível na conta.
O Banco Central está desenvolvendo o “Pix Garantido”, uma modalidade que permitirá o parcelamento de compras, posicionando-se como uma alternativa ao cartão de crédito. Diferentemente do crédito convencional, será necessário que os usuários tenham dinheiro disponível na conta para realizar os pagamentos parcelados, conforme explica a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Atualmente, o “Pix Garantido” ainda está em desenvolvimento e não tem data de lançamento prevista. No entanto, algumas instituições financeiras já oferecem alternativas similares, geralmente como operações de crédito, sujeitas às regras de cada banco, incluindo a cobrança de juros e incidência de IOF.
Essa nova modalidade tem o potencial de complementar as atuais formas de pagamento, oferecendo maior comodidade aos usuários. A expectativa é que, assim que regulamentado, o “Pix Garantido” ofereça uma solução prática para o parcelamento de compras, semelhante ao que ocorre com os cartões de crédito, mas com a diferença crucial de exigir saldo disponível no momento da transação.
Enquanto o Banco Central trabalha na regulamentação do “Pix Garantido”, prepara-se também para lançar, em outubro, o Pix automático e o Pix agendado recorrente. Essas novas funcionalidades permitirão o agendamento de débitos, semelhantes ao débito automático, oferecendo mais praticidade para pagamentos recorrentes como contas de água, luz, escolas e serviços diversos.
A evolução do sistema de pagamentos Pix representa um avanço significativo na oferta de alternativas financeiras no Brasil, ampliando as opções dos consumidores e potencialmente reduzindo a dependência do crédito rotativo dos cartões, que é uma das linhas de crédito mais caras do mercado【Fonte: g1】.