quarta-feira, 24 de abril de 2024

Autoridades avaliam como foi 2023 para a Economia, a Saúde e o Esporte em Sete Lagoas

O 7diasnews.com.br entrevistou autoridades sete-lagoanas para avaliarem como foi 2023 para Sete Lagoas quando o assunto é Economia, Saúde e Esporte. Também falaram sobre suas expectativas para 2024. Apesar das incertezas, o saldo foi positivo nos três segmentos e com muita esperança é aguardado o próximo ano, que é visto como o da colheita do que tudo que foi plantado até o momento.

Confira:

ECONOMIA

Os desafios com a instabilidade política, jurídica, social e econômica do Brasil atual limitam as intenções de avançar em crescimento e desenvolvimento e até mesmo de investimento, o que pode provocar um ciclo de retração econômica não apenas no setor de transporte, mas em todos os setores. 

Mesmo diante desse cenário de incertezas, acreditamos que o setor de transporte vai conseguir andar com as próprias pernas e mostrar boas perspectivas em 2024.

Nosso setor sempre foi muito otimista e de esperança e nós, como transportadores, vamos continuar investindo de várias formas para ampliar a nossa capacidade de atendimento e continuar trabalhando na geração de soluções personalizadas para os nossos clientes e parceiros de negócios. 

Continuamos acreditando no trabalho sério e voltado para a criação de valor como forma de proporcionar um ambiente de equidade dentro e fora dos nossos limites de atuação. 

Temos convicção que o nosso setor enfrentará as dificuldades de maneira positiva e esperamos que todos os outros segmentos também cresçam economicamente e tenham estabilidade em 2024.

José Roberto Silva
Sete Lagos Transportes
Presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI)

2023 foi um ano desafiador, um ano em que o comércio eletrônico se estabeleceu como grande concorrente do varejo. Isso fez com que o segmento se reinventasse e evoluísse para o mundo digital,que cresce a cada dia! Outro gargalo que temos enfrentado é a falta de mão de obra qualificada para trabalhar no comércio. Mesmo assim, vejo com otimismo este Natal, onde o comércio pode tirar o atraso nas vendas, pois as primeiras semanas de dezembro tem se mostrado boas para o segmento. A Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL), estima que as compras de Natal devem movimentar 74,6 bilhões de reais no comércio, onde 132,9 milhões de pessoas vão às compras em todo Brasil. O segredo é agarrar o cliente e atender bem!

Geraldir Alves
Presidente da CDL


Este ano foi difícil por causa da grande instabilidade no Governo Federal. Mesmo quem não votou no atual governo, deve torcer para dar certo. O Brasil é um só. Principalmente em razão dessa crise de confiança, a arrecadação de Sete Lagoas caiu quase R$50 milhões e, por isso, tivemos que suspender alguns projetos. Porém, preparamos um terreno próspero e conseguimos manter as empresas e ainda atrair novos investimentos. Conseguimos atrair o serviço de telemetria da Iveco em uma concorrência pesada com outras cidades. No dia 15 de dezembro, a Elma Chips foi licenciada para dobrar sua capacidade de produção já em janeiro. Vale ressaltar a importância de uma licitação da Iveco para fornecer 800 ônibus ao Governo Federal, motivando a contratação de 250 funcionários nos próximos dias. Ganhamos o Prêmio Ouro do Estado e Sebrae com a Sala Mineira do Empreendedor. Capacitamos o empreendedor local para negociar com o Município, compramos mais de R$300 milhões por ano. 

Temos um ambiente muito propício e vamos colher frutos em 2024. Espero estabilidade por parte do Governo Federal para encorajar investidores, mas principalmente pelo ambiente de negócios positivos criado em Sete Lagoas. São muitos projetos para facilitar a vida dos investidores de todos os níveis. Não tenho dúvida que o próximo ano será muito melhor. 

Dr. Edmundo Diniz
Secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo

SAÚDE

Esse foi um ano desafiador e de muitas conquistas. A arrecadação não foi a esperada e, por isso, sofremos com a questão orçamentária. Tem um problema crônico de subfinanciamento do SUS, mas graças ao apoio do prefeito Duílio de Castro estamos fechando o ano cumprindo todos os nossos compromissos e oferecendo saúde de qualidade ao cidadão. Avançamos muito em projetos de infraestrutura com a reforma de unidades de saúde. Estamos com equipes multidisciplinares e da Atenção Primária completas e todos os serviços de Urgência e Emergência estão funcionando bem. Valorizamos os profissionais em termos de salários, protocolos e fluxos. O saldo de 2023 foi altamente positivo.  

A expectativa para 2024 é a melhor possível. Nosso foco principal será a ampliação das cirurgias eletivas e promover maior acesso às consultas especializadas e aos exames de maior complexidade que, naturalmente, têm maior custo. Como os outros níveis estão muito bem organizados, vamos nos concentrar na Atenção Secundária e na Regulação. Sempre pautados pela competência técnica, ética e humanização. Valores fortemente pregados por nossa gestão. 

Dr. Marcelo Fernandes
Secretário Municipal de Saúde


ESPORTE

Podemos analisar o esporte em 2023 com uma palavra: evolução. Evoluímos em todos os níveis no futebol e no especializado. Resgatamos o Campeonato Amador Regional, garantimos uma vaga da Copa Itatiaia com o Curitiba, reformamos e continuamos a reformar vários campos de futebol e praças foram transformadas em verdadeiros complexos de lazer. Com a nossa parceria, foram realizadas as corridas do Democrata e Por Elas, o Desafio Xtreme na Serra Santa Helena, e os Jogos Universitários movimentaram a economia local e regional. Sete Lagoas se tornou uma referência no especializado sediando competições de nível estadual e até nacional de várias modalidades como Jiu-Jitsu, Taekwondo, Capoeira, Levantamento de Peso, Vôlei e Basquete.  

Para 2024, vamos continuar fortes com esta atuação que beneficia todas as vertentes do esporte. Porém, o grande diferencial será o projeto Mexa-se Pela Vida. Buscamos uma parceria com o Supermercados BH, por meio da Lei de Incentivo, que garantiu recursos para abrir 15 polos em pontos estratégicos, todos com equipes compostas por educador físico, nutricionista, psicólogo e estagiário. Nossa expectativa é gigante. Tenho certeza que o esporte vai brilhar. 

Marcelo Cooperseltta
Secretário Adjunto de Esportes e Lazer

Avalio um ano de vitórias. Aos poucos o basquete foi crescendo, sendo solidificado na cidade. Costumo dizer que tínhamos perdido o RG, mas nos reencontramos. É um processo gradativo e analisando até o momento, vejo o quanto avançamos, hj Sete Lagoas tem 3 equipes de basquete(sub 14, sub 18 e adulto), tivemos um dia de All Star Game, amistosos com todas as nossas equipes(sub 14, sub 18 e adulto), sediamos rodadas em todas as categorias, nos jogos que tivemos, arrecadamos leites que foram doados para a Apae e Vila Vicentina, temos o apoio da Prefeitura, da Smel e de empresas renomadas acreditando e apoiando meu projeto/basquete, dentre tantas, cito e agradeço ao Jornal SETE DIAS pelo apoio. E finalizando, vejo os frutos positivos do projeto: hoje são 60  jogadores em atividade. E pra fechar com chave de ouro, nossa equipe Sub 14, foi campeã metropolitana. Para o ano de 2024, é dar sequência ao trabalho, com propostas de disputarmos várias competições, com um planejamento gradativo de crescimento, para cada vez mais, solidificarmos o nosso basquete. Sempre digo que este projeto existe por causa das empresas que apoiaram este projeto: Jornal Sete Dias, torcida, Prefeitura, Smel e às famílias que jogaram junto com seus filhos. Obrigado de forma ímpar à DEUS por este ano. Trabalho, humildade e fé em DEUS, que venha 2024!

Estevam Ferreira
Ex-jogador e técnico de Basquete

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3