segunda-feira, 15 de julho de 2024

Auditório da Gruta Rei do Mato recebe lançamento de livro sobre migração de tribos pré-históricas

“Origens – A jornada humana no Circuito das Grutas”, nasce a partir de descobertas feitas por cientistas de diversas universidades e mostra como foi a evolução humana em regiões de Minas Gerais

No dia 13 de dezembro, às 09h, o Auditório da Gruta Rei do Mato recebe o lançamento do livro “Origens – A jornada humana no Circuito das Grutas” de Caio Pacheco.

O livro apresenta a forma como tribos pré-históricas deixaram o Oriente em várias levas migratórias para o Ocidente, desvendando como, quando e onde essas travessias tiveram início e a forma como viviam.

A descoberta sobre essas tribos aconteceu através de cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Universidade de São Paulo (USP). As pesquisas feitas hoje provam como foi a evolução humana, em especial em Minas Gerais e, em particular, na região cárstica, que abrange Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Sete Lagoas, Cordisburgo, por exemplo.

Na obra, leitores e leitoras descobrem, também, a beleza das grutas âncoras da região onde o naturalista dina-marquês Peter Lund esteve, pesquisou e viveu: Lapinha, Rei do Mato e Maquiné.

Sobre o autor
Caio Pacheco estreou no mundo da literatura na 1ª Bienal do Livro de Sete Lagoas, em 2018, realizada durante as comemorações dos 151 anos do Município. Além de escrito, Caio é jornalista há mais de 30 anos e autor dos livros-reportagem “Vidas de um repórter”, “Origens” e “Sagrado”, além do romance “Pais e filhos – cartas de uma guerra.” Participou do Salão do Livro do 5º Festival de História de Diamantina, foi instrutor da Oficina Texto Jornalístico na Semana Nacional do Museu, em Sete Lagoas. Co-autor do Prêmio CBI de Imprensa, organizado, patrocinado e realizado pelo empresário Rômulo Avelar, então diretor-presidente da CBI Construtora em Sete Lagoas. Como jornalista, acumula alguns destaques como uma entrevista com Luiz Inácio Lula da Silva, em 1999, perguntar sobre o câncer do ex-prefeito de Sete Lagoas, Marcelo Cecé, que depois viria a ser desmentido e o furo de reportagem sobre a primeira ocupação de terra pelo MST na região de Sete Lagoas.