Arte Brasil é reconhecido como patrimônio cultural em Sete Lagoas e terá Saulo Laranjeira na celebração de 23 anos do projeto

Iniciativa contemplada pela Lei Aldir Blanc recebe reconhecimento oficial e terá edição especial de aniversário em 2025.

Nesta terça-feira, 12 de novembro, a Câmara Municipal de Sete Lagoas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 441/2024, de autoria do vereador Janderson Avelar, que reconhece o Projeto Arte Brasil como patrimônio cultural imaterial da cidade. Este marco reforça a importância da iniciativa na valorização da cultura local, consolidando-a como símbolo da identidade artística do município.

O Projeto Arte Brasil, criado em março de 2002 pelos artistas Roni Raggi, Kleber Diniz e Paulo Henrique de Souza – Paulinho do Boi –, está há 22 anos promovendo e valorizando a arte local e regional com apresentações de dança, poesia, música e teatro. Realizado mensalmente, o evento tradicionalmente ocorre na Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira, na Orla da Lagoa Paulino. Contudo, enquanto o espaço passa por reformas, a próxima edição será realizada no dia 25 de novembro, às 20h, no Museu do Ferroviário. Com ingressos a apenas R$ 10, a programação oferece uma experiência acessível e diversificada, reunindo de seis a oito artistas para celebrar a cultura brasileira.

A apresentação do Arte Brasil é conduzida pela jornalista Roberta Lanza e pela cantora Vilmara Apsso, que trazem um toque especial ao evento, contribuindo para a valorização e destaque dos artistas participantes.

O projeto foi recentemente contemplado pela Lei Aldir Blanc, o que permitirá uma programação especial em comemoração aos seus 23 anos, em março de 2025. Entre as atrações previstas para a celebração, destaca-se a participação do renomado artista Saulo Laranjeira, conhecido por seu trabalho no teatro, na música e na televisão.

A organização do evento expressou sua alegria pelo reconhecimento concedido pelo legislativo municipal, destacando a importância do projeto para a cultura local: “O Arte Brasil, há 22 anos, tem sido uma plataforma acessível para que artistas de Sete Lagoas e região possam compartilhar seus talentos. Com o esforço de voluntários dedicados, o projeto celebra e mantém viva a cultura da cidade, buscando garantir que futuras gerações também tenham esse espaço. Sem apoio financeiro, sua existência demonstra a força da paixão pela arte e o compromisso com a valorização cultural. E a jornada continua!”

Tio Bruno foi uma das atrações da edição especial do mês das crianças. Foto: @ranapicture

Mais do que uma vitrine artística, o Arte Brasil tem um impacto transformador na vida dos participantes e fortalece o sentimento de pertencimento na comunidade. A aprovação do PLO e o reconhecimento oficial do projeto como patrimônio cultural imaterial asseguram sua preservação e proteção, garantindo que siga como parte essencial do cenário cultural de Sete Lagoas, promovendo talentos e enriquecendo a vida cultural da cidade.

Para a participação no projeto e demais informações: (31) 99123-9464.