Um problema cada vez mais comum no mundo de hoje, em que os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, fazem cada vez mais parte da nossa rotina, é estar com a bateria do celular acabando e todas as tomadas já estarem ocupadas. Movidos por essa questão, alunos do curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos do Senac em Sete Lagoas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, desenvolveram o projeto inovador SENERGY Posto Energético Independente 1.0 (PEI), uma iniciativa que busca ampliar os pontos de energia disponíveis para o carregamento de aparelhos do tipo dentro da instituição.
A ideia surgiu a partir da observação dos próprios alunos sobre a necessidade de manter os dispositivos eletrônicos carregados em um ambiente onde a conectividade e o uso de energia são essenciais nas atividades diárias. O PEI utiliza painéis solares para captar energia, oferecendo uma alternativa limpa e acessível para carregar os dispositivos móveis.
Desenvolvimento e aprendizado
Após identificar a situação problema, assistidos pelos docentes da unidade, os alunos pesquisaram soluções sustentáveis, considerando a viabilidade técnica, custo e impacto ambiental. Nessa fase, foi elaborado um plano de ação que incluiu o design, o tipo de energia a ser utilizada, e a definição dos recursos e materiais necessários. Com isso, os estudantes partiram para o desenvolvimento do protótipo, que foi montado utilizando uma bateria, um hub para conexão dos dispositivos e uma placa solar, além de fios e canaletas.
Para instalar o Posto de Energia, a equipe escolheu um local onde a luz solar é mais abundante, garantindo a eficácia do projeto, além de um ambiente que pudesse ser acessado por todos. Após a execução inicial, o projeto passou por testes para verificar sua eficiência e funcionalidade, realizando ajustes conforme necessário para garantir que a ferramenta atenda às expectativas dos usuários. A solução se mostrou funcional e já vem sendo usada pela comunidade do Senac.
“O que os alunos desenvolveram vai além de apenas carregar celulares. É um projeto que pode ser replicado e expandido, levando a cultura de inovação e sustentabilidade para outras instituições e na continuação da carreira. O Modelo Pedagógico do Senac preza por incitar esse tipo de atividade nos alunos, que geram projetos interessantes e inovadores, com impacto social e sustentabilidade”, comenta a docente do Senac, Karina Lanza, uma das orientadoras da iniciativa.
Karina ainda acrescenta que o SENERGY PEI 1.0 trouxe diversos benefícios para o aprendizado dos alunos, como o desenvolvimento de habilidades práticas, consciência ambiental e aprimoramento na gestão de projetos.
Sobre o Senac em Sete Lagoas
O Senac em Sete Lagoas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em atuação desde 1996 e destaca-se por oferecer cursos livres e técnicos nas áreas da Beleza, Gestão, Informática e Saúde, além de especializações em MBA e da modalidade Aprendizagem Comercial.
A unidade conta com laboratórios, salão de beleza, cozinha didática, entre outros ambientes para atender a comunidade com cursos, palestras, workshops e oficinas de atualização e qualificação profissional. Conceição do Mato Dentro, Santana do Riacho (Serra do Cipó), Matozinhos, Pompéu, Paraopeba e Araçaí são alguns dos municípios da região atendidos pela instituição.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.