Além de levar informações ao consumidor, profissionais desempenham papel fundamental para a visibilidade e vendas nos supermercados.

O marketing de experiência vem se destacando como uma das principais estratégias do mercado para apresentar produtos ou serviços aos consumidores de forma única e envolvente. Embora essa abordagem inclua levar a marca para locais variados, como eventos ou espaços públicos, é no ponto de venda que reside a verdadeira chance de impactar o consumidor.
A integração de tecnologias inovadoras pode enriquecer o conhecimento sobre o portfólio de produtos, mas surpreender o cliente com uma apresentação inusitada do item também possui grande valor. Essa abordagem enxerga no ambiente de varejo a oportunidade ideal para efetivar vendas.
O papel do merchandising fortalece as compras impulsivas, quando os consumidores estão mais susceptíveis às influências do ambiente varejista, potencialmente considerando itens de alimentação, bebidas, limpeza, higiene, entre outros. Eles têm a capacidade de atrair a atenção do cliente para dentro da loja, estimulando a compra de uma marca que inicialmente não estava em seus planos. Portanto, é crucial que sejam observadores e proativos para identificar oportunidades de promover melhor uma marca dentro do supermercado.
A importância do marketing de experiência transcende a simples promoção de um produto ou serviço, atuando como uma aliança vital entre o consumidor e a marca em um nível mais significativo. Ao engajar os clientes de maneira inovadora e memorável, cria-se uma percepção de valor agregado que vai além das características físicas do produto.
Isso é especialmente importante para o mercado em que a capacidade de se destacar não depende apenas da qualidade ou do preço, mas também da experiência única que uma marca é capaz de oferecer.

Publicitária e CEO da Luna Growth & Marketing