“Sem a indústria de comunicação e marketing seria impossível esclarecer o valor das marcas, as soluções e o propósito para a sociedade.”
Essa citação de Fernando Moulin ressalta exatamente o que venho falando em todas as colunas: as estratégias de marketing. Hoje, inclusive, com o excesso de tempo que ficamos dedicados ao universo digital, cada vez mais pessoas aumentam a cultura da “aversão” à publicidade e ao marketing em geral.
Somos constantemente bombardeados por avalanches de conteúdos, notificações e anúncios. O primeiro passo no que diz respeito à conquista de atenção do cliente é a fidelização do mesmo.
Não há como negar: já vivemos em um mundo hiperconectado!
Estratégias inovadoras de marketing se tornam peças-fundamentais nos quebra-cabeças rumo ao sucesso de negócios. Para se ter ideia, o Brasil é o segundo país com mais tempo em frente às telas. Como fugir desse dilema e conseguir maior efetividade em campanhas e estratégias de marketing? Certamente a solução passa por mais transparência, foco, respeito à jornada do consumidor, ações de comunicação menos invasivas e mais personalizadas, entre outras iniciativas que permitem trabalhar com autenticidade e relevância junto ao cliente.
As marcas, independentemente do setor de atuação, precisam produzir conteúdos que resolvam problemas ou atendam às necessidades do público-alvo. E, quanto mais os consumidores sentem que a marca compreende e atende suas dores específicas, de maneira personalizada, é mais provável que continuem engajados e façam mais negócios ao longo do tempo.
Envolver os clientes cria um vínculo mais profundo com a empresa, uma oportunidade para que produtos ou serviços alcancem mais pessoas e, consequentemente, mais vendas, aprofundando as relações e tornando o contato mais genuíno.
Na era do marketing da atenção, as empresas precisarão cada vez mais adotar estratégias inteligentes, centradas no cliente com autenticidade e transparência. Esses serão sempre os pontos de atenção ao gerar valor para o cliente.