O município de Jequitibá vai completar no dia 1° de janeiro 75 anos de emancipação política. A cidade surgiu na Rota dos Bandeirantes por volta de 1670, sendo um dos 10 primeiros municípios mineiros fundados na época, por Borba Gato.
Jequitibá pertencia ao município de Sabará, porém em 1869 foi incorporado ao município de Sete Lagoas. Sua primeira emancipação ocorreu em 1948 e a instalação em 1° de janeiro de 1949. Composta por 21 povoados e o Distrito de Dr. Campolina (Lagoa de Trindade), uma comunidade negra que se destaca por ter sido um quilombo, Jequitibá é considerada a Capital Mineira do Folclore.
Comemorações dos 75 anos e Réveillon
Nos dias 30 e 31 de dezembro, a administração do prefeito Luiz da Ambulância antecipou que haverá muitos eventos para comemoração do aniversário da cidade e o Réveillon. “Haverá shows e outros atrativos para o povo de Jequitibá, um dos primeiros municípios de Minas e do Brasil a pagar o 13° salário de todos os funcionários públicos municipais. Jequitibá também fecha o ano de 2023 com grandes conquistas para sua população, com todas suas obrigações com funcionalismo e fornecedores totalmente em dia”, afirmou Luiz da Ambulância..