Banda Congadar faz parte da programação que vai oferecer oito dias atrações gratuitas para todas as idades
De 9 a 23 de dezembro a cidade de Santa Bárbara/MG, vai respirar cultura por todos os cantos: é o Festival FelizCidade que, comemorando os 319 anos da cidade histórica, vai oferecer atrações para toda a família com apresentações musicais, teatrais, espetáculos circenses, danças, oficinas criativas e exposições de artesanato – tudo isso de forma gratuita.
Em sua 2ª edição, o Festival – realizada pela Adesb (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara -, busca resgatar a essência da identidade, os valores arraigados e a riqueza cultural que caracterizam a cidade.
Durante oito dias de programação, a expectativa é de que a cidade receba um público de 8 a 12 mil pessoas, contando com moradores e visitantes. As atividades incluirão a realização de 20 apresentações artísticas, entre intervenções de rua, teatro, artes plásticas, dança, oficinas, música, exposição, feiras de comidas típicas e artesanato. As atrações vêm de cidades como Belo Horizonte, Sete Lagoas, Ouro Preto, Catas Altas, Ipatinga, Betim, Mariana, além, é claro, da própria Santa Bárbara.
De Sete Lagoas, a representante é a banda Congadar: de um lado, o toque cruzado das caixas, os lamentos e marchas do congado entoados em três vozes. Do outro, a força da guitarra, baixo e bateria. A banda nasceu da soma de dois grupos, o Ganga Bruta + o Congadar. Com o tempo, a busca por uma identidade única reuniu as forças das culturas em torno de apenas um nome, o Congadar. Do Congado vieram as vozes principais, com Carlos Saúva, Filipe Eltão e Wesley Pelé.
O trio traz a sonoridade de raiz africana com as tradicionais caixas de congo. Por outro lado, vieram do rock e do blues os guitarristas Igor Félix e Giuliano Fernandes, o baixista Marcão Avellar e o baterista Sérgio DT. Criada em 2013, a banda lançou em 2015 o primeiro EP. Desde então, passou por diversos festivais. Congadar é formada por Filipe Eltão, voz e caixa de congado; Wesley Pelé, voz e caixa de congado; Giuliano Fernandes, guitarra; Marcão Avellar, baixo e Sérgio DT, bateria.
“A ideia é proporcionar momentos de lazer e interação que atendam tanto aos moradores quanto aos visitantes de outras cidades e da região. A programação – abrangente e diversificada – foi escolhida justamente para atrair esse público e oferecer a eles um entretenimento de qualidade”, explica a gestora da Adesb, Neide Silva.
As intervenções acontecem em ambientes variados, tanto ao ar livre quanto em locais fechados, proporcionando uma experiência enriquecedora já que enaltece a história e a cultura da cidade, além de fomentar a economia criativa local, promovendo a valorização dos talentos artísticos presentes na comunidade. “Queremos resgatar a identidade, valores e cultura locais. Nossa cidade sempre foi muito rica culturalmente e é preciso que continue sendo assim. Nossa Mostra vem para solidificar essa característica, mostrar a riqueza cultural e a diversidade que Santa Bárbara sempre teve e continua fomentando”, comenta.
“Por meio de nossa programação, temos o intuito de destacar um amplo leque de expressões artísticas, buscando incentivar o crescimento contínuo dessa produção e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de intercâmbio com artistas da região”, conta Neide, que completa: “Também queremos impulsionar a produção cultural e artística, promovendo o acesso gratuito e público a espetáculos culturais e artísticos. proporcionando à população a oportunidade de se conectar com uma diversidade de conteúdos culturais, enriquecedores, aumentando, assim as experiências individuais e coletivas de nossa comunidade”.
As crianças, por exemplo, vão poder se divertir com a Intervenção Piratas a bordo com Coletivo Arte Movi, de Catas Altas; o Espetáculo Teatral “O Pequeno Príncipe de Papel” com o Grupo Girino de Belo Horizonte; ou com a Bonecoteca Nana de Betim. Para a família, o Festival apresenta Show Musical “Resistir para lutar resistindo” com a banda Gongadar de Sete Lagoas; a Intervenção de Cultura Popular com o Grupo de Congo de Santa Bárbara; ou Espetáculo de Dança Urbana “Equilíbrio e Histórias” com o Grupo Soul Guetto de Belo Horizonte. A programação completa pode ser conferida no Instagram do Festival FelizCidade.
No ano passado, em sua 1ª edição, a Mostra Feliz Cidade ofereceu 28 atrações de cidades como Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto, Barão de Cocais, Catas Altas, Itabirito e Santa Bárbara, além de uma vinda especialmente de Curitiba/PR e uma atração internacional da Argentina.
“Ao comemorar a história e a cultura de Santa Bárbara, a Mostra Feliz Cidade se torna um veículo vital para o fortalecimento de laços e para o crescimento do apreço pela arte e patrimônio local”, finaliza Neide Silva.
Mostra Cultural Feliz Cidade
Data: 9 a 23 de dezembro de 2023
Locais: Santa Bárbara/MG
Praça da Estação: Rua Padre Lucindo, 170
Praça Central: Praça Pio XII, Centro
Casa da Cultura: Praça Joaquim Aleixo, nº 75
Hotel Florenza: Rua Antônio Pereira Rocha, 256 Centro
Lotérica: Rua Antônio Pereira Rocha, 125, Centro
Cine Vitória: Rua João Mota, 89, Centro
Itaú: Praça Dr. Marcio Pessoa Faria, 107, Centro
Igreja do Rosário/Praça do Rosário: Av. Petrina de Castro Chaves, 44, Centro
Realização: Adesb (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara)
Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Apoio: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara
Programação completa: Instagram do Festival FelizCidade