Dez delegadas de Sete Lagoas participaram, em Belo Horizonte, da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada nesta semana. O grupo incluiu representantes do Conselho Municipal de Direitos da Mulher e outras lideranças locais.

O evento foi marcado por intensos debates e apresentação de propostas sobre a mulheridade, com a diversidade como destaque já no primeiro dia. Estiveram presentes mulheres pretas, indígenas, trans, LBTs, idosas, jovens, com deficiência, ciganas, do campo, das águas e das periferias, assegurando a construção de diretrizes amplas e inclusivas.
As discussões abordaram temas fundamentais como saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, cuidado, cultura e comunicação democrática. O espaço foi reconhecido como um ambiente de aprendizado e de luta, voltado para o avanço das políticas públicas e para o enfrentamento das desigualdades de gênero.
Embora as mulheres sejam maioria na sociedade, mais qualificadas e presentes em espaços de controle social, ainda enfrentam jornadas de trabalho mais pesadas, salários menores e altos índices de violência.

A participação das setelagoanas foi considerada essencial para levar os anseios e necessidades das mulheres do município à etapa estadual. Agora, quase 200 delegadas mineiras seguem para Brasília, onde acontece a V Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, retomada após um intervalo de 10 anos.
O encontro será realizado nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2025, com o objetivo de debater e definir propostas para a ampliação de direitos, a participação política e a igualdade de gênero das mulheres brasileiras.
O evento contará com a participação do Ministério das Mulheres e as propostas serão apresentadas nesta conferência nacional. As delegadas deleitas por Sete Lagoas foram: Priscila Souza Castro Horta, Cintia Elizamara Alves Ruas, Ana Cecília, Maria Aparecida Veríssimo da Silva e Ana Paula Carvalho.

