Pela última rodada do Triangular Final do Módulo II do Campeonato Mineiro, o Democrata entrou em campo sabendo o que precisava fazer para garantir o acesso à elite do futebol mineiro em 2026: vencer o Patrocinense, fora de casa.

Uma vitória simples garantia o acesso da equipe, que empataria na classificação com o North de Montes Claros em todos os critérios, mas com a vantagem no quesito menos cartões amarelos levados nesta fase.
E o gol não demorou a sair na manhã de domingo, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. Aos 13 minutos, após boa jogada de Jesus, o atacante Pablinho invadiu a área adversária, driblou o goleiro e finalizou, abrindo o placar com um belo gol para o Jacaré.
O time continuou bem e foi empilhando chances perdidas de gol — as mais claras com Jesus, que invadiu a área e chutou cruzado para fora, já quase dentro da pequena área. Depois, foi a vez de Fabrício Messias desperdiçar mais uma grande chance, ao chutar por cima uma bola que sobrou limpa para ele na entrada da grande área.
E o castigo veio. Nas poucas chances e subidas ao ataque, o Patrocinense empatou aos 37 minutos com Luiz Paulo, de cabeça, após desatenção geral da defesa democratense. O Jacaré não desanimou e voltou à luta, em busca da vitória por dois gols de diferença.
Com jogadas de bola parada, em faltas e escanteios, a equipe de Sete Lagoas esteve perto de retomar a vantagem no placar, mas o primeiro tempo terminou tudo igual.
Segundo tempo
O Democrata voltou no mesmo ritmo forte para a segunda etapa. Porém, pegou uma defesa do Patrocinense melhor postada, o que fez com que o time sete-lagoano buscasse o gol através de bolas aéreas e com chutes de média/longa distância, principalmente com o meia Hiwry, mas sem grande perigo.
O Patrocinense buscava contra-atacar, mas também sem perigo. A partir dos 20 minutos o nervosismo começou a tomar conta do Jacaré, que corria contra o tempo para fazer mais um gol e comemorar a classificação. Mas o gol não saiu, apesar de toda luta. Jacaré fica ainda na fila.
Apitou a partida o juiz Antônio Márcio Teixeira da Silva, auxiliado por Ricardo Junio de Souza e Filipe Ramos de Santana.
NA JUSTIÇA
O acesso do North ao Módulo I do Campeonato Mineiro em 2026 está sub judice. Apesar do empate em 1 a 1 entre Patrocinense e Democrata-SL ter deixado o North em vantagem, a decisão depende de julgamento no TJD-MG nesta terça (29). O Patrocinense pediu a anulação da derrota para o North, alegando erro de direito após um apito externo interferir no jogo. A FMF suspendeu a homologação dos resultados até o veredito, marcada para o próximo dia 29.
