Faculdade local oferece minicurso gratuito sobre Proteção de Dados, Fake News e Inteligência Artificial

Evento gratuito e para o público em geral vai abordar os desafios e as possibilidades do uso responsável das tecnologias na sociedade atual

As inscrições podem ser feitas no link> https://forms.office.com/r/JPbt1edtSn

Na próxima terça-feira, 1º/07, a Una Sete Lagoas promove o minicurso “Proteção de Dados, Fake News e Inteligência Artificial”. O evento é aberto ao público em geral e tem como objetivo promover reflexão sobre os impactos das tecnologias digitais na vida cotidiana, no mercado de trabalho e na democracia. Haverá emissão de certificado.

O curso será conduzido pelo professor da Una Hugo Araújo Prado e por Julian Affonso Faria, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), e vai abordar a problemática contemporânea da proteção de dados, fake news e inteligência artificial, avaliando como o direito pode auxiliar o cidadão nesses cenários e o que ainda falta para termos uma proteção jurídica adequada. O minicurso também abordará como garantir a privacidade no uso de plataformas digitais e como desenvolver uma postura crítica frente às informações produzidas por IA.

O professor Hugo ressalta que eventos recentes, como o vazamento de mais de 16 bilhões de senhas e logins, escancaram a vulnerabilidade digital. Soma-se a isso a crescente utilização de modelos de linguagem avançados, como ChatGPT e Gemini, que embora poderosos, demandam um olhar atento. “Além disso, a difusão de fake news, especialmente no contexto político, reforça a necessidade de desenvolver uma postura crítica e informada diante das informações geradas por inteligência artificial”, enfatiza o professor Hugo.

O professor Julian ressalta que a sociedade caracterizada pela quase onipresença das tecnologias da comunicação e da informação, pode ser ameaçada por fenômenos como ciberataques e campanhas de desinformação. “Afirmar que a proteção de dados pessoais pode ser plenamente garantida no atual contexto regulatório seria um tanto otimista e ilusório. Por outro lado, dizer que a era da privacidade acabou seria desconsiderar os diversos instrumentos jurídicos protetivos que hoje possuímos, como a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, além de todos os marcos regulatórios que ainda precisam ser legislados e implementados”, afirma.

Serviço

  • “Proteção de Dados, Fake News e Inteligência Artificial”
  • Dia: 1º/07, terça-feira
  • Horário: 19h
  • Local: auditório da Una Sete Lagoas, Av. Secretário Divino Padrão, 1.411 – Santo Antônio
  • Inscrições: https://forms.office.com/r/JPbt1edtSn