Inhaúma é um município do estado de Minas Gerais, com área territorial de 244,996 km². Sua população estimada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) é de 6.239 habitantes. As pessoas que nascem em Inhaúma são chamados de inhaumense.

Muito próximo a Sete Lagoas, havia um sítio com um grande número de pássaros conhecidos por inhaúmas, o que explicaria o nome da cidade. No entanto, outros especulam que foi a provável existência de um tipo de barro, próprio para fabricação de panelas, denominado nhae-u pelos indígenas que deu origem ao nome do lugar.
Os primeiros habitantes da localidade foram os descendentes da família Ribeiro, que desbravaram a região, dedicando-se à lavoura e à pecuária. Um dos membros dessa família, Francisco Migri, doou terrenos para a construção de uma igreja da qual surgiu o povoado.
A igreja da cidade foi construída e dedicada à São Sebastião, intitulado o padroeiro de Inhaúma. Em 1875, cria-se o distrito e, três anos depois, o curato, sendo elevado a paróquia em 1880. Em 1948, o município é criado, desmembrando-se de Sete Lagoas.