Expectativa de vendas para o Dia das Mães cresce em Minas e comércio aposta no afeto para aquecer a economia

O Dia das Mães, considerado o segundo momento mais importante para o comércio depois do Natal, está reacendendo o otimismo entre os empresários mineiros em 2025. Segundo levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, 46,4% dos comerciantes esperam vender mais do que no ano passado — um crescimento expressivo em relação aos 31,3% que apostavam na alta em 2024.

A data tem impacto direto sobre 79,3% das empresas do comércio varejista de Minas Gerais, e o clima de confiança é justificado, entre outros fatores, pelo valor afetivo do período, a recuperação do setor e a esperança de um aquecimento do consumo.

“A expectativa deste ano é muito positiva. Em 2024 já observamos bons resultados, e agora, 78,8% dos empresários esperam manter ou até superar as vendas do ano anterior”, destaca Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG. Ela pontua, porém, que 19,6% dos empresários estão mais cautelosos, alegando dificuldades como a crise econômica, o comportamento mais conservador dos consumidores e a queda nas vendas do primeiro trimestre.

Ainda que a expectativa positiva de 2025 (46,4%) não tenha superado os 61,3% registrados em 2023 — quando o comércio celebrava a recuperação do pós-pandemia —, os números deste ano mostram um novo fôlego para o setor.

Mudanças no consumo e no formato de vendas

Um dado que chama atenção é o fortalecimento do comércio digital: mais de 70% das empresas afirmam que vão atuar também pela internet. O WhatsApp lidera como canal de venda, utilizado por 90,7% dos lojistas, seguido pelo Instagram, com 48,8%.

Apesar do crescimento do digital, apenas 6,9% das empresas pretendem contratar funcionários temporários neste ano, número levemente inferior aos 8,1% de 2024.

O gasto médio esperado gira entre R$ 70 e R$ 200, com destaque para os segmentos de roupas (59,6%), calçados (19,1%), perfumes e cosméticos (69,4%), além de cestas de presente (19,4%). Supermercados devem se destacar na venda de carnes (23,2%) e utensílios domésticos (14,3%).

As estratégias de venda mais apontadas pelos lojistas para o período incluem liquidações e promoções (26,1%), ações de propaganda (23,3%) e atendimento diferenciado (17,3%).

Regiões mais impactadas

De acordo com a pesquisa, a região de Jequitinhonha/Mucuri é a mais impactada pela data (95%), seguida pela região Central (90,48%), onde está Sete Lagoas.

A pesquisa é um termômetro importante para os lojistas da cidade e da região, que já se preparam para transformar o afeto entre mães e filhos em boas oportunidades de negócio — e, claro, em presentes inesquecíveis.