Filme que discute imigração e amor entra na fase final de produção em Sete Lagoas

O filme “Almir não sabe morrer”, é um projeto da Quixote Produções que mistura ficção e realidade para discutir temas como imigração, preconceito e amor. O filme está em fase final de produção em Sete Lagoas, Minas Gerais. A obra, que tem como pano de fundo a belezas históricas das praças e casarões da cidade, promete emocionar e provocar reflexões sobre a realidade dos imigrantes no Brasil.

Média metragem tem Sete Lagoas como cenário para contar a história de um imigrante sírio e uma assistente social.

“Almir não sabe morrer” conta a história de Almir, um imigrante sírio que, após ter sua barraquinha de Kibes confiscada, decide fundar seu próprio país em uma praça da cidade. Em meio a sua desventura, ele conhece Rosa, uma assistente social que se torna sua aliada e embaixadora.

O roteiro de Mateus Moura, sete-lagoano que passou pela Escola Livre de Artes e hoje mora no México, tem simplicidade e elegância poética, aborda um tema forte com leveza e consegue, em alguns momentos, ser cômico e romântico. João Valadares protagoniza o filme e conta que para desenvolver o personagem precisou estudar o sotaque e os costumes de imigrantes sírios no Brasil. “Está sendo bem bacana essa pesquisa da cultura Síria. São desses prazeres que a arte nos traz, poder brincar de ser outro para discutir temas universais”, comenta.  O elenco é 100% sete-lagoano composto por atores da Preqaria Cia de Teatro e alunos da Escola Livre de Artes de Sete Lagoas como Iasmin Duarte, Mario Loura, Ilza Gonçalves, Carlos Saúva, Delley Silveira, Bernardo Costa. A direção é do experiente Cláudio Costa Val, coordenador da Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte “Queremos trazer à tona a importância de ouvir e entender cada indivíduo, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades e preconceitos por serem imigrantes ou estarem em situação de vulnerabilidade”, explica Costa Val.

O filme foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, sob edital da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Sete Lagoas, com apoio da Panificadora Galdina, da Preqaria Associação Cultural e da Escola Livre de Artes. A previsão de estreia é em Março de 2025.

Ficha Técnica

Elenco: João Valadares, Iasmin Duarte, Mario Loura, Ilza Gonçalves, Carlos Saúva, Delley Silveira, Thais Azevedo, Layla Valadares, Bernardo Marques, Laura Rosa, Carine França.

Direção e Edição: Claudio Costa Val

Roteiro: Matheus Moura

Diretor de Fotografia: Gabriel Teixeira

Diretor de Som: Thales de Castro

Direção de Arte: Ana Pantoja

Continuidade: Thais Azevedo

Casting dos Atores: João Valadares

Produção: Duds Tuts

Maquiagem: Isadora Lopes

Fotos e Still: JP Silva

Figuração: Mateus Carvalho, Kauan Coelho, Lucas Antôny, Denise Moraes, Alice Pontello, Gabriela Valadares, Luiza Pontello, Andreia Cabral, Bia Cabral, Nicolas Dias, Clarice Martins, Gabriela Carvalho, Dayane Silva, Rogerio Oliveira, Clébio Pereira.

Realização: Quixote Produções