O vereador Caio Valace também participou do encontro no terreno ao lado do Restaurante Popular

Uma comitiva formada por dirigentes e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sete Lagoas visitou na última quinta-feira (20/02) o terreno onde será construído o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
A unidade de ensino será construída ao lado do Restaurante Popular, na Avenida Norte Sul. A visita dos componentes da Executiva do PT local teve como objetivo reforçar a importância do investimento que está sendo feito pelo governo federal em Sete Lagoas.
A secretária do partido, Bruna Raposo, falou sobre a importância da juventude participar do processo de escolha dos cursos, o que pode ser feito preenchendo o formulário digital (CLIQUE AQUI).
“Acredito que os maiores interessados são os jovens, porque estão começando agora no mercado de trabalho. Além dos cursos já listados na consulta pública, existem diversas outras opções disponíveis no site do governo. Por exemplo, há o curso de cervejeiro, que faz sentido para Sete Lagoas, onde temos a Ambev. Precisamos focar nas capacitações que atendam às necessidades da nossa cidade”, afirmou Bruna.
Ela também ressaltou que muitos jovens buscam empreender em vez de trabalhar para terceiros e que a oferta de cursos estratégicos pode ser um diferencial para garantir melhores oportunidades e renda. “Hoje, vemos um grande desafio: muitas pessoas querem empreender. Então, votar nos cursos mais interessantes é essencial para que o governo federal possa apoiar essa nova geração a conquistar uma renda melhor e maior autonomia financeira”, completou.

O vereador Caio Valace (PDT) também participou da visita. Ele reforçou a importância do instituto para o desenvolvimento social e econômico de Sete Lagoas. “Essa obra faz parte de um esforço coletivo de forças comprometidas com a qualificação dos trabalhadores, com a educação e com o desenvolvimento econômico, social e humano. Esse conjunto de esforços possibilitou a chegada do Instituto Federal, que já em 2026 iniciará suas primeiras turmas. Atualmente, o instituto está conduzindo uma consulta pública, e é fundamental que toda a população participe, incluindo sindicatos e entidades que precisam qualificar seus profissionais”, destacou Valace.
O vereador também alertou sobre a importância da participação ativa da sociedade para evitar que recursos destinados à cidade sejam perdidos. “Sabemos que, muitas vezes, é preciso um esforço maior para garantir que os investimentos não se percam. É nosso papel, como vereador, acompanhar e assegurar que esses recursos sejam bem aplicados, beneficiando toda a população. O Instituto Federal atende a uma necessidade não apenas de Sete Lagoas, mas de toda a região, e sua chegada representa um avanço significativo para o desenvolvimento local”, concluiu Caio Valace.
Por fim, o Diretor de Formação Política do PT em Sete Lagoas, Paulo Roberto, ressalta que sindicatos de todas as categorias profissionais devem participar ativamente do processo de implantação dos cursos na cidade.
“Acredito que os principais interessados nessa consulta são os sindicatos dos trabalhadores de diversas categorias, como os do comércio e da indústria. Qualificar esses profissionais é essencial, e a chegada do Instituto Federal representa uma oportunidade única para isso”, destacou Paulo Roberto.
Ele lembrou ainda que a instituição oferecerá não apenas cursos técnicos, que permitem a qualificação profissional com o ensino médio, mas também graduações e pós-graduações, ampliando as oportunidades de formação para diferentes perfis de profissionais. “O Instituto Federal não se limita ao ensino técnico. Ele oferece uma formação ampla e de qualidade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da cidade e da região”, concluiu.