O casamento do ex-padre Claudinei Dias

Cerimônia religiosa será neste sábado na Catedral de Santo Antônio

Claudinei Dias e a esposa Cristiane Michette. Fotos: Leo Drummond

Neste sábado (22), a Catedral de Santo Antônio será palco de um momento especial na vida do ex-padre Claudinei Dias e de sua esposa, Cristiane Michette. Após 19 anos de união civil, o casal receberá a bênção matrimonial na Igreja Católica, em uma cerimônia marcada para as 17h.

O casamento religioso foi autorizado pelo Papa Francisco, por meio de um processo formal de dispensa do celibato e das obrigações sacerdotais. Em entrevista, Claudinei compartilha detalhes sobre essa trajetória e as emoções que envolvem esse momento único.

O ex-padre Claudinei Dias vai casar na igreja? Como foi possível?

Meu casamento religioso com a Cristiane foi possível graças a uma decisão do Papa Francisco, mediante um processo de pedido de dispensa do celibato e das obrigações sacerdotais. Esse trâmite foi conduzido por mim e pela Diocese de Sete Lagoas, com a intermediação do Bispo Diocesano, Dom Francisco Cotta, e do Tribunal Eclesiástico da Diocese.

Da esquerda para direita, Lorrany, Renato, Cristiane, Thaís e Claudinei

Quantos anos de relacionamento até chegar a esse momento tão especial?

Estou casado com a Cristiane há 19 anos. Nosso casamento civil aconteceu no dia 7 de outubro de 2005, em Prudente de Morais. Agora, com a graça de Deus, celebraremos o casamento religioso no dia 22 de fevereiro de 2025, na Catedral de Santo Antônio, às 17h.

Renato, Cristiane, Claudinei,Thaís e Lorrany

Quem é a família de Claudinei Dias?

Temos três filhos: Lorrany, Thaís e Renato. Formamos uma família baseada no amor, na união e no diálogo. Nossa maior alegria é estarmos sempre juntos, vivendo cada momento com gratidão e felicidade.

O senhor sofreu algum tipo de preconceito ao deixar a igreja e assumir um relacionamento?

Enfrentamos alguns preconceitos, mas, ao longo dessa jornada, fomos amparados pelo carinho e pela compreensão de muitos amigos e familiares. Além disso, encontramos acolhimento no grupo das famílias sacerdotais Dom José Maria Pires, que nos ofereceu apoio e nos fortaleceu nessa caminhada.


QUEM É O CASAL

Família unida: o casal entre os filhos Lorrany, Thaís e Renato

Claudinei Dias da Silva é professor, psicólogo, natural de Capim Branco e morador de Sete Lagoas há 45 anos. Ex-padre, foi vereador por dois mandatos (2005 a 2012) e atualmente é presidente do PT Sete Lagoas, além de coordenador da ECAFO (Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanan) da Sociedade São Vicente de Paulo.

Cristiane Michette é natural de Sete Lagoas, assistente social, mestre em Geografia pela PUC Minas, empresária e consultora em políticas sociais e educação para entidades beneficentes. Atua como consultora da Cáritas Diocesana e assessora no Grupo de Trabalho da ANEC (Associação Nacional das Escolas Católicas).