por Chico Maia
O time de São João Del Rei faz a melhor campanha geral do campeonato, com 12 pontos, seguido pelo América, 11. Tem dois artilheiros na vice-artilharia, com três gols cada: Gustavão (atacante) e Davi (meio-campista) atrás do Gabigol, que tem quatro.
O técnico é o Roger Silva. O Atlético precisa vencer para se manter na briga pela classificação para a fase decisiva.
América e Cruzeiro farão o principal jogo desta 6ª rodada. O Coelho seca hoje o Athletic e precisa vencer para assumir a liderança do grupo B. O Cruzeiro é líder do grupo C, 10 pontos, e sábado deve receber o novo técnico, o português nascido na Venezuela, Leonardo Jardim.
Este Athletic é a maior prova que há dirigentes que fazem diferença positiva no futebol. Clube fundado em 27 de junho 1909, saiu do cenário profissional em 1969 e retornou em 2018, na terceira divisão mineira onde permaneceu um ano. Ficou em terceiro lugar. Em 2019 foi vice-campeão (Coimbra campeão) e chegou à segunda divisão, subindo em 2020 para a primeirona. A partir daí, sucesso absoluto, tanto no Campeonato Mineiro quanto no Brasileiro das séries D e C, até chegar à B. Bateu o Bahia de Feira de Santana/BA na D em 2023 e o Londrina ano passado. Este ano se junta ao América representando Minas Gerais na Série B.
Em 2021, virou SAF e passou por várias negociações, sendo controlado atualmente por: Futbraz (59,5%), investidores italianos (21,5%), Construtora Felipão (7%), Família Lago de Minas (7%) e Athletic/Associação (5%). Começou com a V2 Participações, do Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira.
Mas o homem do futebol é o Fábio Mineiro, desde o início e que conduz de forma brilhante o setor. Com toda justiça foi eleito dirigente do ano em 2024 no Troféu Guará.