A escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 começou nesta segunda-feira (3) em Minas Gerais. Uma mudança importante este ano é que, ao contrário dos anos anteriores, o vencimento da primeira parcela não será mais em janeiro, mas sim em fevereiro. A alteração foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionada pelo governador Romeu Zema em dezembro de 2024.

O pagamento da primeira parcela ou da cota única, com desconto de 3%, segue a escala de vencimentos conforme o final da placa do veículo, de 3 a 7 de fevereiro. O pagamento das parcelas seguintes será dividido em três vezes. Confira a tabela abaixo com as datas de vencimento:
Vencimentos de acordo com o final da placa

Proprietários de veículos que pagaram todos os débitos de 2023 e 2024 em dia terão uma dedução adicional de 3% por meio do programa “Bom Pagador”.
O IPVA 2025 é calculado com base nas seguintes alíquotas:
- 4% para automóveis, utilitários e caminhonetes cabine estendida e dupla
- 3% para caminhonetes de carga e furgões
- 2% para táxis, escolares e veículos com autorização para transporte público
- 2% para motocicletas e similares
- 1% para veículos de locadoras, ônibus, micro-ônibus e caminhões
A base de cálculo do IPVA é o valor da tabela Fipe para veículos usados, e o preço da nota fiscal de venda para veículos novos. Para carros importados, considera-se o preço registrado no desembaraço aduaneiro.
Proprietários que discordarem do valor cobrado podem entrar com recurso até 15 dias após o vencimento, diretamente no site da Secretaria de Fazenda do Estado (SEF-MG).
A expectativa de arrecadação para 2025 é de R$ 11,9 bilhões, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
Para consultar o valor, o usuário deve informar o número do Renavam ou, se possuir mais de um veículo, pode acessar usando a conta (login) do “gov.br”, que possibilitará a emissão de guia única para pagamento. Essa consulta pode ser feita neste link.