Clientes podem identificar técnicos da Cemig durante a troca de medidores por meio de crachá, uniforme e veículo caracterizado.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou que, em 2025, realizará a substituição de 400 mil medidores obsoletos em todo o estado de Minas Gerais, com um investimento de R$ 70 milhões. O objetivo é melhorar a precisão na medição do consumo de energia e garantir mais benefícios para os clientes da companhia. Em 2024, a Cemig já substituiu 550 mil equipamentos obsoletos, com um investimento de aproximadamente R$ 66,5 milhões. Deste total, 107 mil medidores foram trocados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com um investimento de cerca de R$ 13 milhões.
Desde janeiro de 2021, a Cemig substituiu mais de 2 milhões de medidores em sua área de concessão, que abrange 774 municípios mineiros. A ação de modernização dos equipamentos obsoletos, com mais de 20 anos de uso, visa proporcionar maior exatidão e confiabilidade no processo de medição. A troca dos medidores antigos, que são tecnicamente depreciados, é gratuita para os clientes.
De acordo com Marcelo Moreira, engenheiro de Medição e Controle das Perdas da Cemig, a substituição dos equipamentos é necessária, pois todo medidor tem um tempo de vida útil. O novo medidor, com tecnologia mais moderna, oferece vantagens, como maior segurança na coleta de dados e maior agilidade para os leituristas, o que resulta em um faturamento mais preciso para os consumidores. Além disso, os clientes poderão acompanhar de forma mais fácil o seu consumo mensal.
Este projeto de modernização faz parte do maior investimento da história da Cemig. Entre 2025 e 2029, a companhia destinará R$ 39,2 bilhões em Minas Gerais, dos quais R$ 23,2 bilhões serão aplicados no segmento de distribuição de energia.
Identificação dos técnicos da Cemig
A Cemig também orienta os consumidores sobre como identificar os técnicos responsáveis pela troca dos medidores. Caso os clientes recebam a visita de um técnico da empresa, a ação faz parte dos serviços de rotina da companhia e está amparada pelo artigo 228 da resolução Aneel 1000/2021, que determina que a distribuidora é responsável pela instalação, manutenção e operação dos medidores de energia.
A Cemig alerta que nenhum colaborador está autorizado a cobrar por esse serviço ou solicitar qualquer tipo de documento ou dados bancários. Para garantir a segurança, a empresa recomenda que os moradores exijam a identificação dos profissionais que se apresentem em nome da companhia. Todos os técnicos da Cemig ou das empresas contratadas pela companhia utilizam crachá de identificação, uniforme e veículos caracterizados como “A serviço da Cemig”. Caso o cliente tenha dúvidas, pode entrar em contato com a Cemig pelo telefone 116 para confirmar a legitimidade da visita.
Este trabalho de substituição de medidores faz parte do compromisso da Cemig em oferecer maior qualidade no fornecimento de energia e transparência no processo de faturamento.