por Chico Maia
A tradicionalíssima promoção da Rádio Itatiaia, que tem a votação de 25 veículos de comunicação da capital e do interior terá os escolhidos até a próxima terça-feira, dia 17. É a 61ª edição do Troféu Guará.
O nosso jornal SETE DIAS é um dos votantes e além de nossa equipe, peço a opinião dos leitores também, inclusive aqui do blog.
Mande a sua seleção e nos ajude a definir o nosso voto que será enviado à Itatiaia.
Em toda edição há facilidades de se votar em alguma posição de jogador, ou dirigente, treinador, árbitro e jogador revelação, por causa de superioridade gritante de algum. Mas também dificuldades enormes, pelo equilíbrio dos concorrentes ou pela falta de alguém que realmente mereça.
Ano passado, por exemplo, o goleiro Everson (Atlético) foi quase unanimidade: 24 votos. Por mais incrível que pareça, o técnico Felipão foi unanimidade: 25 votos.
Alguns jogadores que hoje têm chances de ser unanimidade, como o Arana, ano passado foi eleito, mas com 14 votos.
Outros entraram em baixa e perderam relevância ou foram até dispensados para a temporada deste ano.
E como o futebol não é uma “ciência exata”, tem jogador que até muda de posição de um ano para o outro. Caso do Battaglia, que foi eleito em 2023 com o volante e este ano foi transformado em um ótimo zagueiro pelo técnico Gabriel Milito. Inclusive entrou na seleção da CONMEBOL entre os melhores da final da Libertadores da América.
Os eleitos em 2023:
Everson, 24 votos; lateral-direito: William (Cruzeiro), 19 votos; zagueiros, Maurício Lemos (Atlético): 20 votos; e Luciano Castán (Cruzeiro), 19 votos; lateral-esquerdo, Guilherme Arana (Atlético), 14 votos; meio-campistas: Battaglia (Atlético), 14 votos; Lucas Silva (Cruzeiro), 13 votos; Benítez (América), 13 votos; Zaracho (Atlético), 13 votos; atacantes, Paulinho (Atlético), 25 votos; e Hulk (Atlético), 24 votos.
Técnico, Luiz Felipe Scolari (Atlético), 25 votos; artilheiro, Paulinho (Atlético), 31 gols; revelação, Japa (Cruzeiro), 10 votos; craque do ano, Paulinho (Atlético), 25 votos; dirigente do ano, Rodrigo Caetano (Atlético), 15 votos;
Árbitro do ano, Paulo Cesar Zanovelli da Silva, 7 votos.
Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), à esquerda, Thiago Reis “Seu Nome Seu Bairro” e Paulinho, que levou três troféus na edição 2023: seleção Guará, artilheiro do ano e craque do ano. (Foto: www.itatiaia.com.br/esportes/Philipe Guimarães)