Começa a valer nesta quarta-feira (4) o novo sistema de alertas da Defesa Civil em Minas Gerais. Após o teste realizado no domingo (1º), que causou surpresa em muitos moradores, a ferramenta agora será utilizada para avisar sobre riscos reais, como alagamentos, enchentes, deslizamentos, enxurradas e vendavais.

De acordo com o Governo de Minas, o sistema é automático e não exige cadastro. Quem estiver em áreas de risco receberá o aviso diretamente no celular, desde que o dispositivo seja compatível e tenha acesso à rede 4G ou 5G. Isso inclui moradores, visitantes e até estrangeiros que estejam na região.
Os alertas aparecem como mensagens na tela do celular, interrompendo qualquer aplicativo em uso, inclusive no modo silencioso. “Desta vez, não será um teste. Se o seu celular apitar, procure, imediatamente, um local seguro”, alerta um vídeo oficial do governo, já circulando nas redes sociais e grupos de WhatsApp.
A ferramenta é parte do sistema “Defesa Civil Alerta” e utiliza as redes de telefonia celular para garantir que as mensagens de emergência alcancem o maior número possível de pessoas. A iniciativa busca reduzir os impactos de desastres naturais e aumentar a segurança da população, especialmente em períodos de fortes chuvas.