sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Termina hoje prazo para baixar e usar o e-Título

Os eleitores que pretendem usar o e-Título, versão digital do título de eleitor, para votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024, têm até hoje, sábado (5), para baixar ou atualizar o aplicativo. O primeiro turno, que elegerá prefeitos e vereadores, acontece no domingo, 6 de outubro, e o e-Título não pode ser emitido no dia da votação.

Além de substituir o título de eleitor impresso, o e-Título pode servir como documento oficial para votar, desde que o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico e a foto esteja disponível no aplicativo. Se a foto não estiver no app ou o eleitor não conseguir baixá-lo a tempo, ainda é possível votar apresentando documentos como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho.

O aplicativo também permite consultar o local de votação, justificar ausência e acessar outros serviços da Justiça Eleitoral. Para quem participar do segundo turno, nas cidades onde houver, o prazo para atualizar o e-Título vai até 26 de outubro.

Atualmente, mais de 46 milhões de eleitores já têm contas no e-Título, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O app está disponível gratuitamente para download em celulares Android e iPhones.

Como baixar e usar o e-Título

  1. Acesse a loja de aplicativos do celular (Google Play ou App Store).
  2. Busque por “e-Título” e faça o download gratuito.
  3. Ao abrir o aplicativo, clique em “Começar no e-Título” e aceite os termos de uso.
  4. Insira os dados solicitados, como nome, CPF, data de nascimento e nome dos pais.
  5. Confirme as informações e crie uma senha.
  6. Caso solicitado, faça a verificação de identidade por selfie.
  7. O app também pode solicitar a ativação do acesso por digital, caso você prefira.

O título de eleitor impresso, por não conter foto, não pode ser utilizado sozinho para votar, mas o e-Título facilita o acesso a informações essenciais para o processo eleitoral e substitui tanto o título quanto o documento de identificação com foto nas eleições.