O maratonista Uilia Pires está confiante e preparado para enfrentar sua 41ª maratona, a Bank of Chicago Marathon, no próximo dia 13 de outubro. Essa será a segunda vez que ele participa de uma das Majors, grupo que reúne as seis maiores maratonas do mundo: Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.
“Estou super bem preparado para a Bank of Chicago Marathon. É minha 41ª maratona e minha 2ª Major. O percurso é rápido e já teve recordes mundiais, mas é conhecida como a maratona dos ventos, porque Chicago está em uma baía e, em alguns dias, o vento pode ser um grande desafio. Se o clima estiver bom, podemos esperar ótimos resultados”, explica Uilia.
A trajetória de Uilia no atletismo tem sido marcada por conquistas e superação. Ele se classificou para a prova em Chicago com base em seu recorde brasileiro na categoria 55-59 anos, estabelecido na Maratona da Fila, em agosto de 2023, com um tempo de 2h37’09”. Desde então, sua preparação foi intensa.
“Minha preparação começou em novembro de 2023, após a Maratona da Fila. Planejei correr duas maratonas oficiais em 2024. A primeira seria em Porto Alegre, mas, devido à tragédia no Rio Grande do Sul, a prova foi cancelada, então participei da Maratona Internacional do Rio, onde fui campeão na minha categoria. Ainda que tenha conseguido o índice para o Mundial Master de 2025, não fiquei satisfeito com o tempo e aceitei o convite para correr a SP City Marathon, onde consegui abaixar três minutos da marca do Rio.”
Com uma rotina intensa de treinos e foco total na prova de Chicago, Uilia ressalta a importância do apoio familiar durante o processo. “Foi um ciclo de 11 meses com apenas um dia de folga. Minha família foi essencial nesse processo. Sacrifiquei muitas coisas, mas eles sempre me apoiaram. Agora, estou pronto para dar o meu melhor, e espero recompensar todo esse apoio com uma grande performance em Chicago”, afirma o maratonista, que irá para a prova sem uma estratégia específica, mas determinado a correr forte do início ao fim.
A Bank of Chicago Marathon é uma das provas mais importantes do mundo e segue rigorosamente as normas da World Athletics, da WADA (Agência Mundial Antidoping) e da Confederação de Atletismo dos EUA.